O Hobbit – A Trilogia

A trilogia dos filmes O Hobbit conta toda a história de Bilbo Bolseiro e sua emocionante jornada pela terra média.

Prólogo de “O Senhor dos Anéis”, a trilogia de O Hobbit situa-se 60 anos antes de Frodo embarcar em sua jornada épica. O uso das paisagens fantásticas da Nova Zelândia  por Peter Jackson torna a fábula ainda mais encantadora.

Para a produção dos filmes; O Hobbit: Uma jornada inesperada, A desolação de Smaug e A Batalha dos Cinco Exércitos, Peter Jackson usou um pouco do conteúdo do material adicional de J.R. R Tolkien, esse material inclui observações complementares e apêndices publicados como conclusão do livro O Senhor dos Anéis: O retorno do rei, também de autoria do Tolkien.

Acompanhar a trilogia de O Hobbit é essencial para entender a existência dos pequenos Hobbits.

Ora bolas, o que é um hobbit?

Hobbits são descritos por J.R. R Tolkien como um povo antigo e descomplicado, que normalmente não ultrapassa um metro de altura. Raramente vestem sapatos, pois seus pés têm solas espessas com pelos grossos e enrolados.

Eles têm medo do “Big Folk” e preferem o campo bem organizado e cultivado. Um típico Hobbit é um indivíduo feliz que ama uma boa festa com muita comida.
Shire é um dos lugares em Hobbiton no qual os hobbits da trilogia de O Senhor dos Anéis e de O Hobbit vivem.

Para Peter Jackson, a terra onde ele vive (Nova Zelândia), oferece o cenário perfeito para produzir as adaptações para o cinema das trilogias de O Senhor dos Anéis e de O Hobbit.

Após todas as filmagens de O Senhor dos Anéis na Nova Zelândia, Jackson disse que não tinha motivos para procurar locais de filmagem para a trilogia de O Hobbit em outro país, sendo que a Nova Zelândia já era a “Middle-Earth” perfeita.

As cenas dos filmes de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis não são apenas relances passageiros de fantasia cinematográfica. Os locais retratam a realidade das paisagens espetaculares da Nova Zelândia, que os visitantes podem facilmente ver com seus próprios olhos.

Datas de lançamento dos filmes de O Hobbit e os respectivos trailers:
O Hobbit: Uma jornada inesperada: 14 de dezembro de 2012

O Hobbit: A desolação de Smaug: 13 de dezembro de 2013

O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos: 11 de dezembro de 2014

Trilogia O Hobbit
O anão Bifur tem um machado preso em sua cabeça, o que não consta no livro. Guillermo Del Toro, co-escritor da obra para a película, adicionou como um trocadilho para “BIFURcado” (ou dividido em dois).

Del Toro fez outra inserção no roteiro, desta vez, com o anão ÓIN, que significa “eles escutam”, em espanhol, dando a ele um aparelho auditivo.

Quanto a participação de mulheres no cinema, não há personagens femininos no livro.
O diretor Peter Jackson as adicionou em todos os filmes de O Hobbit .

Todos os intricados cabelos dos anões são feitos de fios de verdade, de cabelos de Iaque.

Enquanto vendia os direitos de filmagem de “O Hobbit “, Tolkien proibiu a Disney de se envolver.

O autor odiou as pesadas alterações e adaptações que o estúdio produzia.

4 anos após a morte de Tolkien, O Hobbit foi adaptado para um musical, pela Warner Bros.

Os dois filmes de “O Hobbit ” custaram mais do que toda a trilogia do Senhor dos Anéis.
Praticamente o dobro: US$ 561M contra os US$ 281M para a Guerra do Anel.

Três dos 13 anões aparecem no primeiro filme, A Irmandade do Anel: Glóin está presente no Conselho de Elrond; Em Moria, a Irmandade encontra a tumba de Balin, com os restos mortais de ORI, carregando seu livro, ao lado do túmulo.

A língua dos anões, chamada Khuzdul, foi criada por Tolkien baseando-se no Hebraico e em outras línguas semitas.

Assim como os antigos judeus, os anões são um grupo sem sua pátria.

Gandalf é mais amável em “O Hobbit ” que sua versão de O Senhor dos Anéis, mas isso não significa que não existam momentos intensos (as cenas com Thorin em especial – tem uma relação ligeiramente antagônica entre os dois líderes).

Ian McKellen disse que gostaria de ver uma minissérie de televisão com umas 13 horas de duração que adaptasse o livro em cada detalhe minucioso.

Tanto o pai quanto o avô de Thorin foram acometidos da “doença do dragão”, uma obsessão letal por ouro.

Para Armitage [intérprete de Thorin] imaginar a destruição que Smaug causou nas terras de seu povo, ele pensou em como seria se ele fosse um sobrevivente de Hiroshima.

Matt Aitlen, da WETA Digital, disse que eles (como muita gente notou nos trailers) não redesenharam Gollum, apenas aplicaram os novos recursos tecnológicos disponíveis, para tornar seu comportamento mais natural e realista.

Nenhum dos elementos digitais criados para O Senhor dos Anéis foram reaproveitados em “O Hobbit “, o salto tecnológico em 10 anos foi grande demais.

A única tecnologia de maquiagem que permanece exatamente a mesma de “O Senhor dos Anéis” é a usada para as orelhas dos elfos, uma gelatina, e você sabia que entre 600 e 800 orelhas élficas foram criadas para os filmes.

As perucas de Galadriel, Legolas e Frodo são exatamente as mesmas que os atores usaram na trilogia “O Senhor dos Anéis”.

O figurino de Gandalf é o mesmo de “A Sociedade do Anel“, mas ele ganhou um cachecol élfico. A roupa não é a mesma que Ian McKellen vestiu no primeiro filme, porém, essa está guardada sob condições controladas e preservada.

A WETA valoriza cada item criado dentro de suas instalações como artesanato neo-zelandês.

A individualização dos anões inclui peculiaridades como:
*Ori é adorado pela sua mãe e ainda usa os lacinhos que ela amarrou aos seus cabelos antes de sair na sua jornada.

*Dwalin é um guerreiro experiente e mostra suas cicatrizes como troféus.
*Dori controla o dinheiro do grupo e gosta de arrumar seu cabelo de maneira excêntrica.
*Bifur tem um machado orc cravado em sua cabeça, o que lhe causa um tique nervoso e alguns problemas mentais.

*Bombur é o mais gordo e forte dos anões e gosta de usar sua barba como uma corda para enforcar orcs.

*Gloin tem referências diversas a seu filho, Gimli, e os dois vão se parecer tanto nas roupas quanto no armamento.

*Nori tem a silhueta mais dramática.

*Balin não tem bigode.

*Thorin é o mais simétrico e bonito de todos, devido à sua nobreza.
O Hobbit Filme
No livro, os anões são distinguíveis pelas cores de seus capuzes, a ideia era um tanto simplista para o filme, então essas cores foram incorporadas em elementos diversos do figurino dos 13 personagens.

Esta versão de Valfenda foi muito mais colorida e brilhante, pois os anões e Bilbo chegarão à cidade no meio do verão e em O Senhor dos Anéis eles mostram o lugar no outono.

Na loja da Liga Nerd temos uma linda Pantufa Hobbit