ONIGOMANJHAS – Que diabos são eles?!

ONIGOMANJHAS é uma série animada para público adulto que conta as aventuras de sete bizarras criaturas e seu heróico cotidiano combatendo vilões, monstros espaciais, estranhas criaturas e as ameaças mais estapafúrdias e insólitas possíveis. E como vivem em São Paulo, nossos heróis estão sempre às voltas com problemas como enchentes, engarrafamentos, brigas de torcidas, rodízios, multas, falta de dinheiro, um QG caindo aos pedaços e o aumento abusivo do preço dos churros.

Com referências ao cotidiano brasileiro, elementos da nossa estranha e politicamente incorreta programação televisiva dos anos 80 e 90, sátiras de antigos desenhos de super-heróis e seriados japoneses, o universo dos ONIGOMANJHAS é um personagem à parte, povoado pelas mais absurdas celebridades e criaturas, sejam elas amigas ou inimigas.

Os ONIGOMANJHAS são formados por: CANGURU-PIA, destemido líder, PATO-XOQUITO, misterioso luchador, TUBARÃO-PIZZA, selvagem desbocado, POMBO-URSO, gigante de bom coração, SAPO-GARRAFA, imbecil sem-noção, AVESTRUZ-MANGUEIRA, dama espalhafatosa e PROTOZOÁRIO-MAMÃO, gênio diminuto. Porém, essa formação não é a primeira dos ONIGOMANJHAS e mais de sua história e antigos membros serão revelados no decorrer da série.
Onigomanjhasturma

Os ONIGOMANJHAS na verdade já completaram 15 anos de existência, eles foram criados originalmente como um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) para o curso de Publicidade e Propaganda da UNISANTA em Santos-SP, sendo apresentado pela primeira vez em dezembro de 1999, logo após foi premiado no Intercom 2000 em Manaus e alcançou grande repercussão regional e até nacional, em veículos como a revista VIP, os jornais A Tribuna, Folha e Estadão e no programa Metrópolis da TV Cultura.

Após o sucesso inicial, parte dos criadores continuaram com a produção e criaram mais um episódio e um curta, que juntos com o piloto foram apresentados no Anima Mundi 2001, ganhando a 3ª colocação no júri popular. Depois de alguns anos tentando transformar o material inicial em uma série, o projeto acabou sendo engavetado, antes mesmo de mídias como o YouTube sequer existirem.

Acontece que essas bizarras criaturas se recusaram a ficar esquecidas, e depois de algumas tentativas frustradas, finalmente o projeto renasceu, o piloto foi refeito do zero, uma vez que a matriz digital do original já estava perdida há tempos e também devido à conversão dos sistemas atuais para HD em 16:9, o roteiro é praticamente o mesmo tirando uma ou outra atualização. Outros dois episódios já estão em produção, e existem roteiro escritos e planejados para dezenas de episódios, além disso um site também foi lançado e nele já podem ser encontradas as fichas com as origens dos personagens. Outro aspecto interessante sobre os ONIGOMANJHAS é que, apesar de à primeira vista parecer um desenho totalmente sem pé nem cabeça, conforme novos episódios forem lançados, logo irá se perceber alguns elementos recorrentes e surpresas que, mesmo malucas, montarão uma história muito maior planejada nos bastidores.

Os ONIGOMANJHAS

“ONIGOMANJHAS é produzido de forma independente, o que é uma forma bonita de dizer “sem grana e no tempo vago dos envolvidos”, o que torna a produção dos episódios lenta, por isso não iremos nos comprometer com uma periodicidade fixa para os episódios. No entanto, nossa proposta é nos empenharmos ao máximo para manter o site e as redes sociais atualizados com episódios curtos, promos, tirinhas, desenhos, contos e o que mais for possível produzir nos intervalos entre os episódios, portanto, fique com a gente! Fala, Mauro de Abreu, Criador, Diretor, Produtor, Desenhista e Dublador”

Episódio-Piloto: http://youtu.be/p4KGP0eCpcY
www.onigomanjhas.com
youtube.com/onigomanjhas
facebook.com/onigomanjhas