WorldSkills Começa amanhã – olimpíada mundial de profissões técnicas

Durante os quatro dias de provas da WorldSkills, o público poderá torcer pelos 56 competidores brasileiros. A entrada no Anhembi Parque, em São Paulo, é gratuita

As provas da 43ª edição da WorldSkills 2015 começam nesta quarta-feira, 12 de agosto,  no Anhembi Parque, em São Paulo. A competição, que prosseguirá até sábado, dia, 15, reúne 1.200 competidores de 62 países.  Todos têm menos de 22 anos de idade e disputam medalhas de ouro, prata e bronze em 50 ocupações técnicas da indústria e do setor de serviços.  O Brasil participa com 56 competidores, dos quais 50 são formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e seis do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo. Ocorre de dois em dois anos em diferentes países e essa é a primeira vez que é realizada no Brasil.

Nas provas, os competidores executam tarefas do dia a dia do trabalho nas empresas. Os jovens profissionais da ocupação de Eletricidade Industrial, por exemplo, farão a instalação de redes elétricas e de iluminação capazes de alimentar uma fábrica; os da Robótica Móvel terão de produzir e programar um robô para tarefas específicas; os de Manutenção de Aeronaves consertarão defeitos de motores de helicópteros e aviões; e os  de Panificação farão diversos tipos de pães. Todas essas tarefas deverão ser executadas dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade.

A visitação à arena de provas da competição é gratuita e  aberta ao público. Além de acompanhar as provas e torcer pelos Competidores, quem for ao Anhembi Parque poderá participar de outras atividades, como jogos e interações digitais, que mostram as oportunidades oferecidas pela educação profissional. Confira as atrações da WorldSkills:

CONHEÇA AS PROFISSÕES – Nas áreas de provas, há os Pontos de Conhecimento, locais onde professores e alunos do SENAI e do Senac realizarão atividades para os visitantes com simuladores e vídeos em 3D. Tudo isso para você conhecer, tirar dúvidas e entender as técnicas e as habilidades pessoais necessárias a cada uma das 50 profissões técnicas da indústria e do setor de serviços.

ROBÔS EM AÇÃO! – O Festival SESI de Robótica FLL reúne mais de 500 estudantes de 9 a 15 anos de idade, de escolas públicas e particulares de São Paulo. Divididos em 64 equipes, eles apresentarão projetos de pesquisa e realizarão missões com robôs. Parece brincadeira, mas o desafio deles é buscar soluções para a coleta, o manejo, o destino e o reaproveitamento do lixo. Os robôs serão montados, testados e programados pelos estudantes.

ESCOLAS MÓVEIS – Os visitantes também conhecerão as unidades móveis usadas pelo SENAI e pelo Serviço Social da Indústria (SESI) que levam serviços, cursos e workshops a vários municípios brasileiros. Serão 12 unidades com toda a infraestrutura e a qualidade dos laboratórios e salas de aulas das escolas fixas. São unidades automotivas, de refrigeração, solda, madeira e mobiliário, máquinas pesadas (com simuladores em cabines que reproduzem o ambiente de trabalho no setor de mineração e construção), nanotecnologia, estruturas aeronáuticas e saúde ocupacional. Nestas unidades, professores do SENAI e do SESI apresentarão as tecnologias e os equipamentos usados na rede de ensino do Sistema Indústria.

CONFIRA SUAS MEDIDAS – Quer saber quanto mede sua cintura, seu quadril, seus ombros e identificar o tamanho de roupa mais apropriado para você? Procure o estande do SENAI-CETIQT. Lá, um aparelho chamado Body Scanner fará um escaneamento tridimensional do seu corpo e dará todas as suas medidas com precisão. Quando isso virar rotina, não será mais preciso ajustar roupas recém-compradas.

ESPAÇO PARA DIVERSÃO – O visitante também pode conferir as atrações do Cyber, localizado no Pavilhão de Exposições, que tem mesas interativas, publicações digitais, vídeos, jogos, espaços de leitura e até um muro para escalada. Neste local, a internet sem fio (wi-fi) está liberada para você ficar conectado e postar fotos no Instagram ou no Facebook. Poste suas fotos com as hastags #WorldSkills e #EscolhaSENAI, e prepare-se para ganhar muitas curtidas. O Cyber também tem aquele cantinho para descansar.

FICOU COM FOME? – Junto ao Cyber, há uma praça de alimentação com foodtrucks.  E tem de tudo, desde o brasileiríssimo caldo de mocotó até opções de comida japonesa, mexicana e italiana. Se você faz a linha saudável, tem também frutas e comida natural.

COMO CHEGAR – Haverá transporte gratuito saindo de hora em hora do Metrô Portuguesa-Tietê, das 9h às 17h. Os ônibus seguirão para o Anhembi Parque. O retorno também será realizado de hora em hora. A estação fica em frente ao Arquivo Público do Estado de São Paulo.World Skills metro

QUEM ORGANIZA O EVENTO? – A 43ª WorldSkills é organizada pelo SENAI/Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a WorldSkills International. A WorldSkills International é uma associação sem fins lucrativos que está presente em 74 países e regiões estimulando a formação profissional dos jovens. O SENAI, que é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, oferece cursos em 28 áreas da indústria, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

ANOTE OS HORÁRIOS DAS VISITAS: No dia 12 de agosto, a visitação vai das 10h às 17h. Nos dias 13 e 14 (quinta e sexta), das 9h às 17h.  No sábado, dia 15, das 9h às 16h.

QUER MAIS DETALHES? – É só acessar o site www.escolhafuturo.com.br. Lá é possível fazer um tour virtual e acompanhar a cobertura da disputa em tempo real. E não se esqueça de baixar o aplicativo do evento: WorldSkills São Paulo 2015. Você não precisará de internet para usa-lo

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.