Aulão temático traz a Saga Star Wars para sala de aula

Com base nos longas metragens é possível estudar História, Ciências, Literatura e outras disciplinas

O que História, Ciências, Língua Portuguesa e Matemática têm a ver com a saga Star Wars? A resposta é tudo! E para fazer essa análise, cinco professores do Colégio Marista de Goiânia se reuniram para encerrar o semestre dos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. O aulão contou com a presença de cerca de 150 estudantes do 6º ao 9º ano e também dos familiares que curtem o tema, já que as aulas acontecem em casa, pela internet, devido à pandemia.

Juntos (e devidamente caracterizados) eles mostraram que os filmes traçam paralelos com eventos históricos contemporâneos e também muito conhecimento que reúnem diversas áreas do conhecimento. O professor de História Paulo Arima, explicou os sistemas políticos retratados na saga de George Lucas e também o retrato de guerras recentes. “O primeiro filme foi lançado pouco depois do fim da Guerra do Vietnã, em 1977, e retrata o embate desigual de duas nações, por exemplo. É possível ver também a Guerra Fria e outros eventos da história contemporânea nos longas”, explica. A Guerra do Vietnã, inclusive, foi abordada pela professora Regina Oliveira, já que pode ser vista como a batalha de Endor, em que o exército local de Ewoks derrota o fortemente armado Império.

Na área de Ciências, a professora Thaiza Montine Gomes dos Santos Cruz explorou desde questões de Física, Química, Biologia até pesquisas científicas atuais. “Além de explicar questões como Leis de Newton e armas químicas utilizadas nos filmes, seja pelo Império ou pela Resistência, também é possível despertar o interesse dos jovens para a produção cientíca,como a possibilidade de produzir um sabre de luz, por exemplo. Essa contextualização aumenta o interesse e a aprendizagem”, afirma a professora, que traçou paralelos entre a ficção e a realidade, que por muitas vezes se confundem.

As características da obra também foram analisadas durante o aulão. Desde a trajetória do herói até diferenças entre ficção científica e aventura foram debatidos com os alunos que participaram do evento. A professora de Língua Portuguesa, Aline Cristina, trouxe detalhes dos personagens para debater com os alunos e aprofundar a aula com foco em narrativas.

Para Arima, um dos idealizadores do evento em conjunto com a professora Elyanara Moreira Matheus e Thaiza Cruz, o que fica é a satisfação de ter conseguido captar a atenção de tantos jovens, e estimular o aprendizado de uma forma diferenciada e divertida. “O aprendizado pode e deve ser estimulante. Temos que nos reinventar o tempo todo e há muitas maneiras de fazer isso. Trazer temas como Star Wars é apenas uma delas”, comenta o professor, que já pensa no tema do próximo aulão.