Fatec Carapicuíba ganha troféu destaque da Campus Party Brasil

Unidade participou com maior número de projetos na área de jogos digitais entre alunos de diversos institutos de ensino superior de todo o País

A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba recebeu o troféu de Universidade Destaque da Campus Party Brasil 2016. A premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento do evento, na noite do último sábado, 30 de janeiro, no Pavilhão do Anhembi, zona norte da Capital.

“O prêmio reconhece a criatividade e o empenho dos alunos em utilizar a linguagem da realidade virtual dos games para criar soluções de mercado em áreas como saúde e educação”, afirma o coordenador de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba, Alvaro Gabriele Rodrigues.24594938191_586c6b0922_z

A unidade recebeu o troféu por ter apresentado a maior quantidade de projetos inovadores na área de jogos digitais entre alunos de diversos institutos de ensino superior de todo o País. Foram expostos seis protótipos de ideias desenvolvidas por estudantes na Campus Future, área gratuita reservada para a exibição dos trabalhos a um público estimado em 120 mil pessoas. O Centro Paula Souza (CPS) foi representado ainda por um projeto da Fatec Cotia, totalizando sete trabalhos expostos no evento.

24662242076_0ef50934f7_z
Simulador para autoescolas

O último projeto do CPS exibido na Campus Party também foi de um dos alunos do curso de Jogos Digitais da Fatec Carapicuíba. Rafael Nillo trouxe um simulador de tráfego para auxiliar a aprendizagem em autoescolas.

Além de desenvolver o software que simula exercícios de baliza e direção de carro e caminhão em meio ao tráfego, ele adaptou na caixa de uma fonte de computador todo o sistema eletrônico de controle do veículo, que pode ser conectado a controles de simulação de carro, moto, caminhão e ônibus.

“A vantagem do projeto é que pode ser utilizado em diferentes categorias de habilitação, reduzindo o custo das autoescolas que necessitam comprar um simulador diferente para cada caso”, explica o aluno.
Confira os projetos do CPS na Campus Party 2016:

HoloArena: O uso da Holografia em um Jogo Digital
Fatec Carapicuíba
Orientador: Carlos Alberto Paiva
Aluno: Vitor Barros, Matheus Dardene e Flavio Guedes
Jogo digital reproduzido com efeito de holograma a partir da técnica Pepper´s Ghost Pyramid para smartphone. Além do processo holográfico, o game responde a entradas com comando de voz.

Batalha de robôs com realidade aumentada
Fatec Carapicuíba
Orientador: Thiago Xavier
Aluno: Bruno Girardi e Michelle Kimura
Batalha de robôs reais montados com Arduíno e controlados via controle remoto. Ao mesclar game e robótica, os efeitos e a visualização da batalha são virtuais e aparecem em uma tela de smartphone, computador ou TV em realidade aumentada.

Leitor de Ondas Cerebrais – Game que auxilia na integração entre paciente e cuidador
Fatec Carapicuíba
Orientadora: Patricia Lima Rocha
Aluno: Paulo Fabian, Renan Lira e Rodrigo Fenilli
Proposta de jogo digital controlado por ondas cerebrais via dispositivo NeuroSky MindWave, que capta as emissões do usuário e as transforma em inputs na recepção. O game auxiliará na comunicação com pacientes que sofrem de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Óculos Angoera – Realidade Virtual
Fatec Carapicuíba
Orientador: Thiago Xavier
Aluno: Guilherme da Silva, Paulo Fontes e Phillipi Unger
Óculos de realidade virtual de baixo custo de produção e acessível ao público geral. Equipamento pode ser utilizado nas plataformas mais difundidas entre o público gamer.

24060284054_a1a2c56f50_z

O limite entre a referência e plágio em um jogo digital
Fatec Carapicuíba
Orientador: Renata Giovanoni di Mauro
Aluno: André Vinicius Gois Moreira, Daniel Brandão e Gustavo Pina
Dois modelos de jogos digitais, um com elementos plagiados e outro que traz criações originais inspiradas em games consagrados no mercado com a ideia de expor conceitos de referência e plágio.

Jogo de palavras com teclados recicláveis
Fatec Cotia
Orientador: Luiz Cezar Pena
Alunas: Fátima Lacher e Tatiana Pereira Costa
Transforma teclados descartados como lixo eletrônico em um jogo de palavras, com baixo custo, que pode ser utilizado em processos de alfabetização. Na exposição, o público será convidado a participar do jogo.

Simulador de Direção de Baixo Custo Modular
Fatec Carapicuíba
Orientador: Alvaro Gabriele Rodrigues
Aluno: Rafael da Costa Nillo
Treinamento de alunos de autoescolas por meio de um game que simula a direção de um veículo. O dispositivo faz a análise do comportamento do condutor no trânsito durante o jogo e avalia se ele está qualificado para obter a carteira de habilitação.

Cerimônia de encerramento da Campus Party ficou marcada pela festa
dos estudantes da Fatec Carapicuíba Veja fotos dos projetos expostos 

Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a supervisão de uma Etec –, em mais 300 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 208 mil estudantes nos Ensinos Médio, Técnico integrado ao Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, o número de alunos matriculados nos cursos de graduação tecnológica ultrapassa 75 mil.