São Paulo, abril de 2016 – Marcos Aurelio é ilustrador profissional e artista plástico há 25 anos e desenvolve diversos trabalhos desde pop-art a ilustrações específicas para empresas de diversos setores. Ao longo de sua carreira, uma das dificuldades que Marcos se deparava era traduzir em desenhos o briefing do cliente, sem que a ilustração passasse por inúmeras alterações.
Marcos sempre usou a tecnologia como uma facilitadora para transportar as ideias para o computador e, do computador para grandes impressoras. Recentemente, ele descobriu o Autodesk Sketchbook, um aplicativo gratuito que permite que o artista faça os primeiros esboços diretamente em seu celular, ainda na companhia do cliente. Isso o ajudou a otimizar o processo de aprovação dos trabalhos.
“Descobri o Sketchbook ao pesquisar algum programa que traduzisse a ilustração tradicional para o modelo profissional. O aplicativo tem funções que possibilitam aplicar os princípios básicos do desenho como forma e proporção, mas usando apenas a ponta do dedo e sem a necessidade de um manual”, afirma Marcos.
Marcos começou a testar o Autodesk Sketchbook informalmente desenhando pessoas que observava em locais públicos e aí teve a ideia de levar a técnica para seu trabalho.
“No início eu tinha um pouco de resistência por conta da tela pequena do smartphone, mas percebi que essa questão não é um limitador para desenvolver meus trabalhos e hoje ele faz parte das reuniões de briefing que participo”, conclui.
Marcos usa o Sketchbook para os esboços iniciais que antes eram feitos em papel e aproveita para aprovar as primeiras ideias com o próprio cliente na primeira reunião de briefing. Assim, fica mais fácil levar o desenho para uma plataforma profissional e desenvolvê-lo.
A facilidade em aprender a desenhar com o Sketchbook é tanta que o artista desenvolveu uma série de tutoriais para quem quer começar a traçar ideias por meio de ferramentas digitais.
Este e outros tutoriais podem ser encontrados no canal do artista no Youtube: https://www.youtube.
“Nosso propósito é poder ajudar as pessoas a criarem novas formas de fazerem coisas, inclusive de trabalharem. Ofertamos soluções que podem ajudar a pensar como as coisas serão feitas no futuro, tendo claro que este futuro é agora”, afirma Marcio Pinto, gerente de marketing da Autodesk Brasil.