Nintendo – Finalmente nos Smartphones

A Nintendo vai trazer Mario e Luigi para seu Smartphone.

A empresa desistiu de sua aversão de longa data para os jogos em celulares, dizendo nesta terça-feira (17/03) que irá desenvolver videogames para Smartphones baseados em seus personagens clássicos. Em uma reviravolta surpreendente, a produção é prevista em parceria com a DeNA Co, produtora japonesa de jogos.

Tradicionalmente, a empresa japonesa tem sido extremamente conservadora sobre deixar suas franquias populares percorrem para produtos não-Nintendo (a ideia era manter os games apenas em seus consoles) – mas devido à má fase, e em face da concorrência de jogos em celulares e tablets, uma nova onda de clientes poderia estar prestes a ter a chance de jogar com personagens mais populares da empresa.

Nintendo-and-Smartphones
É uma mudança significativa para a Nintendo. A empresa tem resistido a fazer seus jogos disponíveis em Smartfones e tablets, concentrando-se na venda de seus próprios dispositivos portáteis e consoles.

Mas os jogos para Smartphones é hoje uma das maiores fontes de crescimento para a indústria de videogames, enquanto as vendas de consoles têm estado em declínio.

“A aliança visa complementar dedicado negócio de sistemas de videogame da Nintendo e estender o alcance da Nintendo para o vasto mercado de usuários de dispositivos inteligentes em todo o mundo,” Nintendo disse em um comunicado.

Os membros serão capazes de jogar os novos jogos em dispositivos móveis, bem como sistemas de PC e Nintendo, como o Nintendo 3ds e Nintendo Wii U.
Mario Nintendo 2
Nintendo não especificou o quanto a adesão custaria, mas disse que os detalhes sobre quais jogos estarão disponíveis seria “iminente”.

Os saudosistas esperam ainda jogos do Super Nintendo e Nintendo Blast.  

A Nintendo, que até agora tinha se agarrado ao modelo de negócio tradicional baseado em console, recusando-se a licenciar seus personagens para o uso para celulares com a preocupação de que poderia minar o valor do seu rico catálogo de jogos, agora favorece os desejos dos fãs. A estratégia tradicional não estava dando bons resultados de acordo com os analistas, porque os jogos em smartphones, tablets e outros aparelhos portáteis estão fornecendo grande parte do crescimento da indústria. Pra nossa sorte, a Nintendo acabou se rendendo. A Nintendo é a proprietária de algumas das franquias de videogame mais conhecidos de todos os tempos, incluindo Mario, The Legend of Zelda, Donkey Kong e muitos mais.