OS 50 ANOS DO CINEMA ITALIANO, COM FOTOS INÉDITAS DE ANGELO FRONTONI, ENTRA EM CARTAZ NA UNIBES CULTURAL NO EVENTO CINEMA & SEDUÇÃO

Pela primeira vez em São Paulo, público poderá conhecer fotografo das grandes divas italianas, como Sophia Loren, Brigitte Bardot entre muitas outras.

 

 

A Unibes Cultural, em São Paulo, recebe, entre os dias 25 de novembro e 17 de dezembro,  evento Cinema & Sedução, que reúne a mostra fotográfica e cinematográfica itinerante 50 Anos de Cinema.

 

A mostra fotográfica reúne parte do arquivo pessoal do fotógrafo romano Angelo Frontoni (1929-2002). Frontoni ganhou fama nas décadas de 50 e 60, quando trabalhou como fotógrafo no set de clássicos do então efervescente cinema italiano, como A Doce Vida, de Federico Fellini, e tornou-se o predileto das divas. Entre as estrelas retratadas por ele estão Sophia Loren, Catherine Deneuve, Claudia Cardinale, Brigitte Bardot, Gina Lollobrigida, Ava Gardner e Giulietta Masina. Estima-se que ele tenha um acervo de 500 mil imagens, a maioria captada em sets e estúdios italianos. Será a primeira vez que a exposição vem ao Brasil e, depois da Unibes Cultural, seguirá para o Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro.

 

A exposição, que incluirá objetos, roupas, cartazes originais, capas de jornais e ilustrações, pretende expor as mudanças na sociedade italiana a partir de um tema específico, a Sedução, com grande destaque para as divas dos cineastas. A ideia é incluir registros de várias expressões artísticas, como Cinema, Fotografia e Publicidade. Ao todo serão 25 imagens provenientes do arquivo de Adriano Pintaldi, do Museo del Cinema di Torino e do Centro Sperimentale di Cinematografia.

 

A mostra cinematográfica inclui a exibição do documentário “Caro Marcelo” e títulos contemporâneos e clássicos da cinematografia italiana. Todos os filmes serão legendados em português.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

25/11

18h30 –  Documentário “Caro Marcelo” – 2016, 58’

Produzido e editado por Adriano Pintaldi sobre o auge da produção cinematográfica daquela nação europeia. No filme há cenas de longas de Vittorio De Sica (1901-1974), Stefano Steno (1915-1988), Alberto Lattuada (1914-2005), Michelangelo Antonioni (1912-2007), Francesco Rosi (1922-2015), Mario Monicelli (1915-2010), Pier Paolo Pasolini (1922-1975), Ettore Scola (1931-2016), Pasquale Festa Campanile (1927-1986), Carlo Lizzani (1922-2013) e, ainda, Giuseppe Tornatore (1956), Paolo Virzi (1964) e Paolo Sorrentino (1970)

 

21h00 –  O Silêncio (Il silenzio) – 2016, 15’

Direção de Farnoosh Samadi e Ali Asgari

Fátima e sua mãe são refugiados na Itália. Em sua visita ao médico, Fátima tem que traduzir o que o médico diz para sua mãe, mas ela se mantém em silêncio.

 

26/11

10h00 – Abertura exposição Cinema & Sedução

 

27/11

14h00 –  A vida Possível (La vita possibile) – 2016, 100’

Direção: Ivano De Matteo

Em fuga de um marido violento, Anna e o filho Valerio são acolhidos em Turim na casa de Carla, atriz de teatro e amiga de Anna há muito tempo. Entre tantas dificuldades e incompreensões, os dois tentam se adaptarem à nova vida, mas a ajuda de Carla e de um restaurateur francês, darão a eles a força para recomeçar. Um filme sobre a esperança, a força das mulheres, a capacidade de nascer e renascer novamente.

 

16h00 – Sem deixar pistas (Senza lasciare traccia) – 2016, 90’

Direção:  Gianclaudio Cappai

Bruno tentou esquecer um passado que deixou marcas por dentro e por fora, como a doença que agora o consome lentamente. Daquele passado nunca mais falou com ninguém, nem mesmo com sua companheira. Isso, até quando tem a chance de voltar ao lugar onde tudo começou: uma fornalha já abandonada, que se tornou o abrigo de um homem e sua filha. Nenhum dos dois reconhece aquele intruso e nem imagina as suas intenções. Para se curar, Bruno precisa encontrar um culpado e enfrentar a origem do seu mal. Assim começa a busca para parar o intruso que habita nele.

 

18h00 – Divorcio a Italiana (Divorzio all’italiana) – 1961, 108’, P&B

Direção: Pietro Germi

O barão Fefé Cefalu está entediado com a mulher Rosalia. Ele se apaixona pela prima Angela, quando os dois passam o verão juntos no mesmo castelo. Como o divórcio era proibido na Itália nos anos 60, ele decide eliminar a esposa.

 

 28/11

16h00 – A verdade está no Céu (La verità sta in cielo) – 2016, 94’

Direção: Roberto Faenza

No dia 22 de junho de 1983, Emanuela Orlandi, cidadã do Vaticano de apenas quinze anos, filha de um funcionário pontifício, desaparece no centro de Roma, dando vida a um dos maiores casos irresolutos que aconteceram até agora na Itália, conhecido até no exterior. Após dezenas de investigações, hipóteses obscuras, teoria da conspiração, desvios de todo tipo, sabe-se só uma coisa: Emanuela nunca voltou para casa.

 

18h00 – Ontem, Hoje e Amanhã (Ieri, oggi, domani ) – 1963, 120’

Direção: Vittorio De Sica

Três histórias sobre três mulheres diferentes e o homem que elas amam. Em Nápoles, Adelina (Sophia Loren) que é casada com Carmine (Marcello Mastroianni) um vagabundo, foi presa por contrabandear cigarros. Só que ela descobre que não pode ir para a cadeia enquanto estiver grávida. E agora, anos após e sete filhos depois, Carmine está “ligeiramente impotente” e a cadeia parece inevitável para Adelina que tenta “incentivá-lo” de todas as maneiras. Em Milão, Anna (Sophia Loren) dirige um Rolls Royce e está aborrecida ao lado de seu amante (Marcello Mastroianni). O casal discute e troca palavras hilariantes passando por uma série de contratempos engraçados. Mara (Sophia Loren) é uma garota de programa cujo encontro com o “ansioso” Augusto (Marcello Mastroianni) a todo instante é “interrompido” pelo vizinho, um seminarista cujo compromisso com a castidade ETA estremecido deste o momento em que a conheceu.

  

29/11

18h00 – Indivisíveis (Indivisibili) – 2016, 100’

Direção: Edoardo De Angelis

Daisy e Viola são irmãs gêmeas siamesas à beira de completar 18 anos de vida nos subúrbios de Nápoles. As duas têm belas vozes e, por mérito de performances em casamentos, comunhões e batizados, garantem o sustento para toda a família. Tudo muda quando um médico afirma que pode separar as duas e tornar “normal” a vida de cada uma. Poderia está possibilidade colocar em conflito a família?

 

20h00 – Malena – 2001, 105’

Direção:  Giuseppe Tornatore

Em 1941, numa pequena vila localizada na Sicília, um grupo de garotos de 13 anos de idade nutre uma profunda paixão por Malena (Monica Bellucci), a viúva de um soldado local, despertando uma história de amor, perda e coragem.

 

2/12

16h00 – As Bonecas (Le Bambole) – 1965, 111’

Direção: Dino Risi, Luigi Comencini, Franco Rossi e Mauro Bolognini, Itália-França,

As quatro histórias de “As Bonecas” são baseadas no Decameron de Boccaccio. Os contos “A Chamada Telefônica”, “A Sopa”, “O Tratado de Eugenética” e belíssimas “bonecas” – Virna Lisi, Monica Vitti, Elke Sommer e Gina Lollobrigida – envolvem-se nas mais diversas confusões amorosas com seus maridos e seus amantes, estrelados por Nino Manfredi, Akim Tamiroff, Orazio Orlando, e outros nomes famosos do cinema internacional.

 

18h00 – O Médico e o Charlatão (Il Medico e Lo Stregone) – 1957, 110’

Direção: Mario Monicelli

Estrelado por Marcello Mastroianni e Vittorio de Sica, a comédia “O médico e o charlatão” (1957) conta a saga de um médico que vai morar em uma pequena cidade, abre um consultório e tenta implantar campanhas de saúde para tratar a população segundo os princípios científicos. Ele no entanto, precisa enfrentar a crença popular no curandeiro local, um homem idolatrado pelos habitantes.

 

20h00 – Era uma vez no Oeste (Once Upon a Time in the West) – 1968, 166’

Direção:  Sergio Leone

Em virtude das terras que possuía serem futuramente a rota da estrada de ferro, um pai e todos os filhos são brutalmente assassinados por um matador profissional. Entretanto, ninguém sabia que ele, viúvo há seis anos, tinha se casado com uma outra mulher, de Nova Orleans, que passa ser a dona do local e recebe a proteção de um hábil atirador, que tem contas a ajustar com o frio matador.

 

 

Sobre a Unibes Cultural

Não é de hoje que a Unibes trabalha para transformar a vida de milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social com programas voltados à educação, capacitação, saúde e inclusão. Uma história que não acaba por aí, porque a Unibes sempre acredita que existem novas formas de contribuir para a sociedade.

Por isso criou, em 2015, na cidade de São Paulo, um novo centro cultural que nasceu com a vocação de apresentar os grandes temas globais e refletir sobre como são incorporados na cultura da cidade. Um lugar para a expressão de jovens talentos e nomes consagrados nas diferentes áreas de conhecimento. Espaço democrático e aberto a diversos públicos, com uma programação extensa e 90% gratuita para todos os gostos e idades.

A Unibes Cultural representa um novo marco no trabalho centenário da Unibes e comemora o seu primeiro ano com a casa cheia. Desde a sua inauguração, foram mais de mil eventos realizados e três mil e quatrocentos projetos acolhidos de empreendedores culturais.

 

 

Cinema & Sedução – Mostra fotográfica e cinematográfica 50 Anos de Cinema.

 

De 25 de novembro a 17 de dezembro

De segunda-feira a sábado, das 10h às 18h

Evento Gratuito

Ingressos para exibição dos filmes através do site da Unibes Cultural: http://unibescultural.org.br/exposicoes/para-todos/cinema-seducao/388

 

Unibes Cultural

Rua Oscar Feire, 2500 – ao lado do Metrô Sumaré

Informações: (11) 3065-4333 e atendimento@unibescultural.org.br

Aceita todos os cartões de crédito e débito; aceita cheques

Funcionamento: De segunda a sábado, das 10h às 19h

Acesso para deficientes

Ar condicionado

WI FI livre

Tem local para comer

Não tem estacionamento – sugerimos o uso de transporte público