Os primeiros na maratona de séries da Netflix

Preparar, apontar, assistir: mais de 8 milhões de assinantes querem ser os primeiros na maratona de séries da Netflix

Um novo tipo de aficionado surgiu com a Netflix, e eles estão correndo para serem os primeiros a terminar séries como Stranger Things, House of Cards, Fuller House e outras . Assistir a uma série inteira antes de todo mundo virou um novo símbolo de status

A Netflix mudou a forma como o mundo se relaciona com séries  – espectadores podem assistir quando, onde, como quiserem e, principalmente, em qualquer ritmo. Ao fazer isso, a Netflix viu o surgimento de um novo tipo de fã: o super maratonista. Completando em um dia o que os outros levam semanas, os super maratonistas se empenham para serem os primeiros a terminar uma série, assistindo a uma temporada inteira nas primeiras 24 horas após o lançamento1.

No total, 8,4 milhões de assinantes2 da Netflix se tornaram super maratonistas, e a única coisa mais rápida do que o ritmo em que eles assistem a séries é o ritmo de crescimento desse tipo de comportamento. Entre 2013 e 2016, o número de assinantes que terminaram uma temporada no dia do lançamento cresceu mais de 20 vezes3.

E antes que se comece a imaginar que os super maratonistas sejam simplesmente um bando de largados no sofá da sala, saiba que, para esses super fãs, a velocidade com que terminam a série é motivo de orgulho (estamos falando de você, Latóia) e algo de que se vangloriar (e de você também, Victor). A TV é a sua paixão, e a super maratona é o seu esporte.

“Existe uma satisfação única ao ser o primeiro a terminar uma história – que seja a última página de um livro ou os últimos momentos da série de TV favorita”, disse Brian Wright, vice-presidente de séries originais da Netflix. “A Netflix permite assistir à TV de uma forma que nunca foi possível antes. Não há nada melhor do que ver uma série mobilizar os nossos assinantes e acender o desejo de assisti-la.”

Seja pela paixão por uma série específica (cinco assinantes nos EUA assistiram a todas as cinco temporadas de House of Cards no dia em que elas foram lançadas) ou o amor por várias delas (um assinante brasileiro assistiu a 21 séries no dia do lançamento apenas neste ano), espectadores estão aderindo a essa nova mania no mundo todo. Mas exatamente onde vivem os super maratonistas (dica: em todos os lugares) e ao que eles estão assistindo (dica: tudo)? É de surpreender.

Séries de todos os tipos, tamanhos, gêneros e formatos estão esquentando os motores dos espectadores. Séries de humor com episódios de 30 minutos como Santa Clarita Diet, The Ranch, Friends from College são devoradas com velocidade, mas thrillers de uma hora, como Stranger Things, House of Cards e Orange is the New Black, também.

Gilmore Girls: Um Ano para Recordar reuniu a maior quantidade de super maratonistas nas suas primeiras 24 horas de lançamento (nós culpamos o café). Mas o primeiro lugar apresenta algumas variações por país: The Seven Deadly Sins leva a medalha de ouro no Brasil, Fuller House reina soberano no Equador, Club de Cuervos é o número 1 do ranking no México e Marvel – Os Defensores faturou a taça na Coreia do Sul.

Se os super maratonistas de todo o mundo estão assistindo a séries velozmente em busca da glória, é no Canadá que se encontra o maior percentual de espectadores que terminam as séries em 24 horas (nós culpamos a neve). A maratona preferida? O orgulho nacional, Trailer Park Boys. No ranking global, o Brasil ficou em décimo lugar, com uma alta taxa de maratonistas de séries como 3%, The Mist, You Me Her.

As 20 séries preferidas pelos super maratonistas

Os 20 países com maior proporção de super maratonistas

1.     Gilmore Girls: Um Ano para Recordar

2.     Fuller House

3.     Marvel – Os Defensores

4.     The Seven Deadly Sins

5.     The Ranch

6.     Santa Clarita Diet

7.     Trailer Park Boys

8.     F is for Family

9.     Orange Is the New Black

10.   Stranger Things

11.   Amigos da Faculdade

12.   Atypical

13.   Grace and Frankie

14.   Wet Hot American Summer

15.   Unbreakable Kimmy Schmidt

16.   House of Cards

17.   Amor

18.   GLOW

19.   Chewing Gum

20.   Master of None

As 20 séries preferidas pelos super maratonistas brasileiros

  1. The Seven Deadly Sins

  2. Marvel’s The Defenders

  3. Santa Clarita Diet

  4. Gilmore Girls: A Year in the Life

  5. 3%

  6. The Ranch

  7. Atypical

  8. Stranger Things

  9. Fuller House

  10. You Me Her

1.     Canadá

2.     Estados Unidos

3.     Dinamarca

4.     Finlândia

5.     Noruega

6.     Alemanha

7.     México

8.     Austrália

9.     Suécia

10.   Brasil

11.   Irlanda

12.   Reino Unido

13.   França

14.   Nova Zelândia

15.   Peru

16.   Holanda

17.   Chile

18.   Portugal

19.   Itália

20.   Emirados Árabes Unidos

  1. Dear White People

  2. Chewing Gum

  3. Glitch

  4. Frontier

  5. Narcos

  6. Friends from College

  7. The Mist

  8. Anne with an E

  9. Love

  10. The OA

METODOLOGIA

1 Super Maratonistas são definidos como os assinantes que finalizaram uma temporada de uma série nas primeiras 24 horas do seu lançamento na Netflix.
2 Número total de assinantes, desde 2012, que terminaram uma temporada de uma série nas primeiras 24 horas do lançamento.
3 O comportamento dos Super Maratonistas cresceu de 200.000 assinantes em 2013 para mais de 5 milhões em 2017 (dados de Setembro)
4 As top séries foram identificadas como aquelas com o maior número de Super Maratonistas globalmente. O ranking de Super Maratonistas não tem relação com a audiência em geral.

5 Os top países foram identificados como aqueles com a maior porcentagem de membros que são Super Maratonistas. O ranking de Super Maratonistas não tem relação com as assinaturas por países em geral.

Sobre a Netflix

A Netflix é o principal serviço de entretenimento por internet do mundo, com 104 milhões de assinantes em mais de 190 países assistindo a mais de 125 milhões de horas de filmes e séries por dia, incluindo séries, documentários e filmes originais. O assinante Netflix pode assistir a quantos filmes e séries quiser, quando e onde quiser, em praticamente qualquer tela com conexão à internet. O assinante pode assistir, pausar e voltar a assistir a um título sem comerciais e sem compromisso.