Projeto de tutoria integra novos alunos no Colégio Pio XII

Estudantes apoiam alunos recém-chegados para que eles se adaptem ao novo ambiente escolar

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição de educação localizada no bairro do Morumbi, em São Paulo, criou o projeto de Tutoria de Alunos em parceria com os veteranos do Fundamental II para integrar os novos estudantes que entram ao longo do semestre. A ideia foi pensada para que estes jovens que chegam ao Colégio não se sintam deslocados e que se integrem ao ambiente escolar e com os demais alunos.

 

“Este projeto é um grande trabalho e é também muito importante porque cuida da integração e do relacionamento entre os estudantes, visando o bem da acolhida dos novos alunos. Além disso, trata com importância os sentimentos das crianças”, afirma Sandra Braga, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental II do Colégio.

 

Neste ano, o projeto tem como pano de fundo para os alunos o filme “A Corrente do Bem”, que mostra como fazer o bem ao próximo e movimentar uma rede de bondade humana, e para os professores, um comercial da Volvo, sobre a importância do estímulo às crianças para que elas conquistem a autonomia de suas escolhas. “Os tutores devem ser a corrente do bem e eles têm o objetivo de ajudar três novos alunos durante o ano. Já os educadores trabalham a sensibilização simultânea dos alunos com foco no coletivo da sala de aula”, explica a orientadora Sandra.

 

Durante uma semana, o novo aluno terá um responsável, de sua sala de aula, escolhido pela coordenação, que vai apresentá-lo aos novos colegas e de ambientá-lo com as dependências do Colégio. “Nesse período, o estudante tem a função de integrar o colega com os demais alunos da sala, de emprestar o caderno caso tenha trabalho em grupo, entre outras atividades. E, geralmente, já no primeiro dia, o novo aluno está enturmado”, diz Sandra.

 

Para serem escolhidos como tutores, os estudantes passam por algumas etapas, como por exemplo, conversas com os coordenadores. “Essa criança que está chegando passa por uma entrevista e, assim, um grupo de alunos do Colégio é escolhido com base em seu perfil. Sabemos que entrar em um lugar novo não é fácil e, por isso, com estas ações queremos amenizar esta fase o máximo possível”, conclui a orientadora.

 

 

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.