Batman vs Superman: A Origem da Justiça SALVOU ou ESTRAGOU Esquadrão Suicida!?

“No dia 21 de Março, tivemos o lançamento de Batman vs Supernan: A Origem da Justiça, estrelado por Henry Cavill e Ben Affleck. Um dos filmes mais esperados pelos nerds no mundo inteiro, Batman vs Superman teve um excelente lucro (com destaque para o Brasil, onde o filme teve a melhor abertura da história lucrando: R$ 44 milhões, ultrapassando Saga Crepúsculo: Amanhecer – Part 2 com R$ 37,4 milhões), contudo o filme foi brutalmente atacado pela Crítica, que acusa o longa de ter uma duração extensa de mais, com cenas mal conectadas, fazendo com que a bilheteria do filme caísse.

Batman vs Superman - A Origem da Justiça SALVOU ou ESTRAGOU Esquadrão Suicida

Após tais fatos, a Warner Bros se pronunciou dizendo que David Ayer fará novas filmagens com o elenco de Esquadrão Suicida, para adicionar cenas mais cômicas ao filme… SIM, BATMAN VS SUPERMAN SALVOU O ESQUADRÃO SUICIDA!

Como já vimos nos trailers do filme – os quais mostram uma diferença em seus respectivos tons – o longa contará com personagens de personalidade singulares, que ao serem combinados, pode render grandes lutas e gargalhadas. Admito que quando eu vi o primeiro trailer, eu sabia que uma pegada mais ‘psicopata’ seria usada para dar o tom ‘sombrio’ que a DC Comics tanto comenta a respeito. Contudo, tendo alívios cômicos como a Arlequina (Margot Robbie), Coringa (Jared Leto) e o Capitão Bumerangue (Jai Courtney) as expectativas para Esquadrão Suicida ser um filme divertido estavam altas (sem mencionar o segundo trailer que foi brilhantemente embalado com um clássico do Queen [Bohemia Rhapsody]), as quais foram dramaticamente afetadas após o anuncio da Warner Bros.

Batman vs Superman - A Origem da Justiça SALVOU ou ESTRAGOU Esquadrão Suicida

E é exatamente por isso que Batman vs Superman: A Origem da Justiça salvou tal filme! A Força Tarefa X é uma mistura química que cria o caos, uma bomba relógio (pegou a referencia?) e envolve-la em um filme sombrio e sério pode não ser o melhor jeito de lucrar e cativar um determinado público. Obvio que Esquadrão Suicida não deve ser um filme de comédia (afinal a DC Comics deve deixar o humor extremo para filmes de personagens como o Flash, Ciborgue e A Tropa dos Lanternas Verde) contudo tratar anti-heróis com sarcasmo – como vimos em Deadpool – funciona muito bem.

No meu ver, as pessoas adorariam ir ao cinema, pegar sua pipoca e refrigerante, e assistir um filme leve onde vários bandidos tentam salvar o mundo enquanto socam uns aos outros. Afinal, a premissa do Esquadrão Suicida é bem simples: vilões fazem missões do mais alto nível de perigo em troca da diminuição de sua pena, mas se tentarem fugir durante sua incumbência, Amanda Waller (que será interpretada pela talentosa Viola Davis) explodirá a bomba que está plantada em suas cabeças. Não há necessidade de colocar um grande reforço filosófico nesse filme, apenas explicar e mostrar como funciona a Força Tarefa X.

Como a moeda, essa história também tem dois lados. A ideia de fazer todas as filmagens e – depois de meses – chamar o elenco novamente para produzir novas cenas é preocupante. Não estou dizendo isso com dó dos atores por passaram mais algumas horas com as loucuras de Jared, mas sim pelo fato de que, se não perfeitamente filmadas, os cortes vão se tornar ruins e passarão um ar de falsidade.

David Ayer precisa ter muito cuidado, mas, se fizer bem feito, Esquadrão Suicida pode ser o filme ‘revelação’ do ano, reforçando o conceito de anti-heróis que fora marcado com Deadpool.

Confira:

Trailer 1 – I Started a Joke (The Bee Gees)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=3QrnT3K-Xao]

Trailer 2 – Bohemia Rhapsody (Queen)

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ro2SL03Aao4]