Capitão América: Guerra Civil – Raio X

Marvel Studios traz o aguardado “Capitão América: Guerra Civil”, o terceiro filme da franquia do Capitão América e o primeiro filme da Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel.

Capitão América: Guerra Civil”, da Marvel, encontra Steve Rogers liderando o recém-formado grupo dos Vingadores em seus esforços contínuos para proteger a humanidade.  Mas após outro incidente envolvendo Os Vingadores resultar em danos colaterais, aumenta a pressão política para instalar um sistema de responsabilização, comandado por uma agência do governo para supervisionar e dirigir a equipe. O novo status quo divide Os Vingadores, resultando em duas frentes – uma liderada por Steve Rogers e seu desejo de que Os Vingadores se mantenham livres para defender a humanidade sem a interferência do governo, e a outra que segue a surpreendente decisão de Tony Stark de apoiar a responsabilização e supervisão do governo.

Baseado na adorada série dos quadrinhos da Marvel, publicada pela primeira vez em 1941, no elenco de “Capitão América: Guerra Civil”, da Marvel, estão Chris Evans (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Os Vingadores”, da Marvel) como o emblemático personagem Super-Herói Steve Rogers/Capitão América; Robert Downey Jr. (“Vingadores: Era de Ultron”, “Homem de Ferro 3”) como Tony Stark/Homem de Ferro; Scarlett Johansson (“Vingadores: Era de Ultron”, “Capitão América: O Soldado Invernal”) como Natasha Romanoff/Viúva Negra; Sebastian Stan (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Cisne Negro”) como  Bucky Barnes/Soldado Invernal; Anthony Mackie (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Guerra ao Terror”) como Sam Wilson/Falcão; Don Cheadle (“Vingadores: Era de Ultron”, “Casa de Mentiras”) como Coronel James Rhodes/Máquina de Combate; Jeremy Renner (“Vingadores: Era de Ultron”, “Missão: Impossível – Nação Secreta”) como Clint Barton/Gavião Arqueiro; e Elizabeth Olsen (“Vingadores: Era de Ultron”, “Godzilla”) como Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate.

elenco guerra civil

O filme também inclui um elenco de apoio extraordinário, incluindo Paul Bettany (“Vingadores: Era de Ultron”, “Homem de Ferro 3”) como Visão; Paul Rudd (“Homem-Formiga”, “Tudo Por um Furo”) como Scott Lang/Homem-Formiga; Chadwick Boseman (“42 – A História de uma Lenda”, “James Brown”) como T’Challa/Pantera Negra; Emily VanCamp (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Revenge”) como Sharon Carter; Daniel Brühl (“Bastardos Inglórios”, “O Ultimato Bourne”) como Zemo; Frank Grillo (“Capitão América: O Soldado Invernal”) como Brock Rumlow/Ossos Cruzados; William Hurt (“Marcas da Violência”, “O Incrível Hulk”, da Marvel) como General Ross; e Martin Freeman (“O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”) como Everett Ross.

 

Capitão América: Guerra Civil”, da Marvel Studios tem direção dos diretores vencedores do Emmy® Anthony e Joe Russo a partir do roteiro de Christopher Markus & Stephen McFeely. Kevin Feige produz o filme com Louis D’Esposito, Victoria Alonso, Patricia Whitcher, Nate Moore e Stan Lee trabalhando na produção executiva.

 

A equipe de criação dos diretores Anthony e Joe Russo também conta com o diretor de fotografia Trent Opaloch (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Elysium”); diretor de arte Owen Paterson (“Godzilla,” “Matrix”); editores Jeffrey Ford, A.C.E. (“Vingadores: Era de Ultron”, “Capitão América: O Soldado Invernal”) e Matthew Schmidt (“Vingadores: Era de Ultron”, “Homem de Ferro 3”); a figurinista indicada três vezes ao Oscar® Judianna Makovsky (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”); supervisor de efeitos visuais Jen Underdahl (“Capitão América: O Soldado Universal”, “Os Vingadores”); e o supervisor de efeitos especiais seis vezes indicado ao Oscar® Dan Sudick (“Capitão América: O Soldado Invernal”, “Os Vingadores”).

 

Capitão América: Guerra Civil” será lançado nos cinemas nos Estados Unidos dia 6 de maio de 2016.

 OS DIRETORES & A HISTÓRIA

Com o sucesso de críticas e bilheterias de “Capitão América: O Soldado Invernal”, o produtor Kevin Feige e sua equipe estavam empolgados para trazer os irmãos Russo de volta para dirigir o terceiro filme da franquia. Com cada um dos dois primeiros filmes da franquia tendo estilos e tons diferentes, os Irmãos Russo explicam como foi sua abordagem à “Guerra Civil”.

“O conceito de Guerra Civil é muito importante”, diz Joe Russo.  “Sentimos que precisávamos seguir em uma direção mais radical se fossemos dirigir outro capítulo de Capitão América. Desde o início, defendemos com veemência o enredo de Guerra Civil. Uma vez que todos concordaram, imediatamente sentamos e começamos a discutir cuidadosamente a evolução de cada personagem, o que nos ajudou a descobrir como queríamos que o filme fosse”.

Ao mesmo tempo em que os Irmãos Russo queriam continuar com o tom visceral estabelecido em “Capitão América: O Soldado Invernal”, eles também queriam que essa dinâmica permeasse o elenco completo dos personagens. “Cada personagem neste filme tem uma voz distinta”, diz Anthony Russo. “Após trabalharem juntos em ‘Soldado Invernal’, eles compreendem em profundidade o tom que gostamos de dar a esses filmes. É mais bem fundamentado; é baseado no realismo. Há também ideias políticas que refletem questões reais do mundo na história, o que dá ao filme um caráter atual para o público”.

O diretor continua, “Nosso objetivo era contar a história de tal forma que os dois lados tivessem argumentos realmente convincentes. Tanto Tony Stark quanto Steve Rogers individualmente como personagens têm pontos de vista bastante convincentes. Queríamos que as pessoas ficassem divididas e em conflito, o que cria uma tensão acerca do que vai acontecer mais pra frente depois desse filme”.

 

A MONTAGEM DO ELENCO

Com os roteiristas Christopher Markus e Stephen McFeely dando os toques finais ao roteiro, os cineastas focaram sua atenção na finalização do elenco de personagens que seriam incluídos no enredo épico de “Guerra Civil”. Apesar do grande elenco de personagens que foi necessário para contar a história, “Capitão América: Guerra Civil” começa e termina com seu personagem principal Steve Rogers, também conhecido como Capitão América.

elenco de vingadores em captain-america-guerra civil

Chris Evans retorna pela quinta vez para interpretar o maior soldado de todos os tempos, e ele está empolgado com a evolução de seu personagem em “Capitão América: Guerra Civil”.  “O que acho bacana em relação à direção que está sendo dada a ele é que pela primeira vez Steve não sabe de fato a resposta” diz Evans. “Pra ele sempre é simples saber que lado da moeda escolher, mas dessa vez é complicado por que esse conflito é um pouco mais parecido com as batalhas diárias que todos nós enfrentamos onde não há definições precisas entre o que é certo e o que é errado. Existe somente um ponto de vista, e acho que é difícil para ele entender o que é a coisa certa a fazer e qual o seu papel dessa vez”.

 

Em sua estreia na franquia de Capitão América, Robert Downey Jr. retorna como o padrinho de todos os Super-Heróis, Tony Stark, também conhecido como Homem de Ferro. O ator explica o que significa quando Homem de Ferro e Capitão América se colocam um contra o outro no enredo do filme. “Você não quer ver esses dois personagens dilacerarem a constituição de seu relacionamento por que você sabe o quanto isso pode se disseminar” diz Downey. “Então isso te dá uma boa quantidade de fragmentos para trabalhar. Sempre gostei da ideia de como você se recupera disso. O que tem que acontecer para que haja qualquer tipo de homeostase ao final de um desentendimento como esse entre Steve e Tony”?

 

Natasha Romanoff, também conhecida como Viúva Negra, retorna ao grupo como uma das melhores amigas, e aliada, de Steve Rogers.  Para Scarlett Johansson, interpretar um personagem pela quinta vez é algo que a atriz nunca vivenciou em sua ilustre carreira. “Eu realmente não consigo pensar em outra oportunidade onde eu teria a chance de crescer com o personagem da forma como cresci com Natasha Romanoff”, diz Scarlett Johansson. “Com tudo que sabemos do que aconteceu em ‘Vingadores: Era de Ultron’, ela tem um chamado maior e acho que é isso que torna essa personagem realmente heroica. Ela insistiu e não seguiu o caminho que seria pessoalmente mais desejável, desaparecer e viver fora do mapa e ter o que todos querem. Mas ela escolhe esse chamado maior e neste filme realmente vemos ela se aproximar de uma posição de liderança”.

 

Uma das coisas com a qual Steve Rogers continua a lidar com dificuldade é o que aconteceu com o seu outrora melhor amigo Bucky Barnes. Apesar de o personagem ter sido uma máquina de matar durante muitos anos na forma dO Soldado Invernal, Steve se agarra a uma ponta de esperança de que de alguma forma ele possa trazer de volta o seu melhor amigo.

 

Para Sebastian Stan, ter a oportunidade de interpretar o personagem favorito dos fãs pela terceira vez foi uma surpresa muito agradável. “Poderiam ter feito qualquer coisa com o personagem”, diz Stan. “Mas fiquei muito feliz como ator por que senti que tive uma oportunidade de atuar em diversas nuances diferentes. O Soldado Invernal está um pouco no centro desse filme; você vê lampejos de Bucky Barnes. Ele está se lembrado das coisas e está aprendendo sobre ele mesmo. Ao mesmo tempo, ele não é mais aquele mesmo cara. Sempre terá aquela sombra dO Soldado Invernal sobre ele ao seguir em frente”.

 

Sam Wilson, também conhecido como Falcão, retorna após sua estreia em “Capitão América: O Soldado Invernal”. Agora um Vingador totalmente iniciado, Anthony Mackie interpreta o Falcão que se tornou o braço direito de Steve na equipe. “Nesse filme você vê o Falcão em um papel mais autoritário”, relata Mackie. “Não se trata tanto de ele seguir o Steve ou de Steve dar ordens. Ele é mais um aliado e mais uma companhia para Steve. Ele participa mais nas missões e contribui mais com o que está acontecendo”.

 

Fazendo sua estreia em um filme do Capitão América está outro Vingador recentemente batizado, Coronel James “Rhodey” Rhodes, também conhecido como Máquina de Combate interpretado por Don Cheadle. “Como novo membro dos Vingadores, encontramos Rhodey tentando descobrir como se manter ao lado de seus amigos que são esses autodesignados protetores do universo e ao mesmo tempo manter sua posição militar e tentar seguir a lei ao pé da letra se possível”, diz Cheadle.

 

Vindo de uma das maiores revelações de personagem em “Vingadores: Era de Ultron”, Clint Barton, também conhecido como Gavião Arqueiro, interpretado por Jeremy Renner, retorna ao jogo. “Para o Gavião Arqueiro, é realmente uma transição direta de ‘Vingadores: Era de Ultron’ para ‘Capitão América: Guerra Civil’”, diz Renner. “A última vez que vimos o Gavião Arqueiro, ele voltou para ver sua família. Era lá que estava o tempo todo até que Os Vingadores começassem a lutar. Então ele sai de sua aposentadoria, por assim dizer, quando lhe é pedido que venha ajudar Steve”.

 

Elizabeth Olsen retorna como a Feiticeira Escarlate, que agora faz parte da equipe dos Vingadores. Mas depois que uma missão confusa em Lagos resulta em danos colaterais, o governo intervém, criando uma situação onde a Feiticeira Escarlate tem que escolher um lado. “Basicamente acaba sendo esse argumento político que questiona se Os Vingadores devem ou não seguir as suas próprias regras ou se eles devem seguir as regras do governo e se tornar uma agência regulada pelo governo”, explica Olsen. “Nesse ponto do filme, Wanda está com mais medo de machucar as pessoas do que escolher um lado político. Ela acaba lutando do lado da equipe do Capitão. Era mais uma questão de ser aceita e menos sobre crenças políticas de fato”.

 

Uma das novas amizades em desenvolvimento de Wanda já logo no início do filme é com Visão, interpretado por Paul Bettany. Para Bettany, retornar ao papel após o nascimento de seu personagem em “Vingadores: Era de Ultron” foi empolgante já que forneceu a oportunidade de expandir e explorar com mais profundidade esse personagem fascinante. “O que adoro em relação a Visão é que ele está em sua própria busca, que é compreender os seres humanos” diz Bettany. “Agora ele percebe que a lealdade de verdade tem que vir através do amor. Se surgirem novas informações, sua fidelidade por mudar por que ele está existindo a base da lógica e somente da lógica. Então acho que ele está bastante intrigado para saber o que é o amor e a afeição e está tentando descobrir isso por que acredito que seja a mais humana das qualidades. Realmente gosto disso; é de certa forma comovente por que não ter essa qualidade o torna perigoso e acho que ele está ciente disso”.

 

Outro rosto novo na equipe dos Vingadores é Scott Lang, também conhecido como Homem-Formiga. Para o ator Paul Rudd, fazer sua primeira transição para outra franquia foi um tanto surreal. “Tem sido uma experiência alucinante e incrível”, diz Rudd. “Quando filmamos ‘Homem-Formiga’, pensava, é incrível, é ótimo, é muito divertido, mas estávamos também meio que trabalhando em uma bolha. Quando apareci aqui pela primeira vez e estava fazendo uma cena com o Capitão América e o Falcão e todos eles, virei uma criança de 10 anos. Foi bem estranho e muito legal. Pela primeira vez eu pensei, ‘Cara, eu realmente faço parte disso’, e é empolgante”.

 

Uma das adições mais aguardadas ao Universo Cinematográfico da Marvel, estreando em “Capitão América: Guerra Civil”, é T’Challa, também conhecido como Pantera Negra. Na seleção desse personagem crucial que se tornará a primeira franquia afro-americano independente em 2018, os cineastas escolheram Chadwick Boseman, que chamou a atenção de Hollywood interpretando Jackie Robinson no filme “42 – A História de uma Lenda”. “Já estávamos semeando a ideia do Pantera Negra e da nação de Wakanda desde o ‘Homem de Ferro 2’”, explica Kevin Feige.  “Então realmente sentimos que era o momento certo de trazer um personagem que tem seus próprios planos e Chadwick Boseman foi a nossa primeira escolha para interpreta-lo. Ele é um ator incrivelmente talentoso que possui todas as qualidades que queríamos injetar no personagem”.

 

Ao descrever o Pantera Negra, Boseman fala, “Ele é um paradoxo. Ele está muito ciente e conectado a uma tradição e linhagem. Ainda assim, ele é um visionário, um dissidente. Ele é bastante estratégico. Nunca se sabe ao certo qual será seu próximo passo, então há certo mistério em relação ao personagem. Ao mesmo tempo, ele é uma figura pública. Conhecido por todos, mas desconhecido de todos”.

 

Enquanto Os Vingadores estão ocupados se dividindo em facções diferentes, o misterioso Zemo, interpretado por Daniel Brühl, está ocupado com seus próprios planos. “Apesar de a história de ‘Guerra Civil’ ser primariamente sobre o conflito entre o Capitão América e o Homem de Ferro, ao mesmo tempo há alguém operando nas sobras que não é o responsável pelos eventos que levaram à Guerra Civil, mas é alguém que está pondo lenha na fogueira”, explica Kevin Feige. “Ele é um tipo de personagem bastante diferente, que tem o seu próprio passado e motivação”.

 

Completando o talentoso elenco de apoio de “Capitão América: Guerra Civil” estão Emily VanCamp como Sharon Carter, Frank Grillo como Ossos Cruzados, Martin Freeman como Everett Ross, com William Hurt interpretando o General Thaddeus Ross.

 

REALIZANDO “GUERRA CIVIL”

No dia 27 de abril de 2015, começaram as filmagens no Pinewood Studios em Atlanta, marcando o início de um dos enredos mais venerados e cobiçados da Marvel Studios. Enquanto a produção utilizava os estúdios da Pinewood em Atlanta como base, também filmamos em diversas locações reais na região de Atlanta e nos seus arredores para capturar o tom fundamentado e visceral que se tornou a marca registrada da franquia.

 

Para os diretores Joe e Anthony Russo, filmar em locações reais foi vital para o tom e estilo que eles queriam infundir no filme. “Sempre sentimos que no final das contas o que torna o personagem do Capitão América especial no espectro do que são Os Vingadores, é o fato de ele ser o homem mais comum e mais pé no chão de todos, com quem as pessoas podem se identificar de diversas formas”, diz Anthony Russo. “Então em ‘O Soldado Invernal’ tentamos tornar o estilo do filme mais humano, com uma identificação maior com aquilo que as pessoas são capazes de fazer, em contraposição ao que super-heróis e semideuses são capazes de realizar. Isso nos levou a filmar em mais locações reais do que normalmente faríamos e executar a ação de uma forma mais fundamentada e visceral, mais mundo real do que algo fantástico”.

 

O diretor continua, “Pegamos aquele mesmo estilo neste filme, apesar de que tivemos que expandi-lo um pouco por que essa história não está confinada a aquele tipo de super-herói tanto quanto estava em ‘O Soldado Invernal’. Nesse filme temos outros personagens da Marvel com habilidades muito mais fantásticas entrando na equação. Então meio que pegamos aquele mundo bem fundamentado de ‘Capitão América’ e o aumentamos um pouco para esse filme, mas mantivemos a mesma dinâmica de nos mantermos dentro daquela fidelidade às locações reais”.

Com a produção rodando a porção de Atlanta da agenda, o momento que todo o elenco, equipe e cineastas estavam esperando tinha finalmente chegado. No dia 18 de junho, no backlot da Pinewood Studios em Atlanta, as primeiras cenas da histórica “Guerra Civil” começaram a ser filmadas, colocando Os Vingadores uns contra os outros com equipes lideradas pelo Capitão América e Tony Stark. Para Joe e Anthony Russo, filmar a sequência da Guerra Civil chamada “Página Inicial” era algo que eles estavam esperando fazer há muito tempo.

 

“Para os fãs das histórias em quadrinhos é um dia histórico”, exclama Joe Russo. “Nós nos referimos a ela como ‘Página Inicial’ por que parece uma ilustração de página dupla em uma história em quadrinhos. Você a abre e ela é linda e você vê todos os personagens lutando uns contra os outros por todo o painel duplo. Você olha por tudo e procura por todos os detalhes de quem está lutando contra quem. É uma das maiores cenas no filme e provavelmente uma das cenas mais épicas de qualquer filme da Marvel até hoje. Você tem quase todos os heróis do universo da Marvel aqui e eles vão entrar em guerra uns contra os outros”.

 

Muito antes de a sequência ser filmada, os cineastas primeiro teriam que decidir quais personagens estariam de qual lado quando se trata de regulamentação do governo sobre Os Vingadores. Como o Universo Cinematográfico da Marvel nem sempre se mantém alinhado às histórias em quadrinhos, os cineastas queriam que a versão para o cinema de Guerra Civil tivesse a sua própria peculiaridade em relação a qual equipe – Equipe do Capitão ou Equipe do Homem de Ferro – cada super-herói iria escolher.

 

Após cuidadosas considerações e reflexões, os cineastas decidiram por uma divisão dos personagens que levaria Sam Wilson, Bucky Barnes, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e Homem-Formiga para o lado do Capitão América, com a Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão e Pantera Negra seguindo Tony Stark.

 

Na sexta-feira, dia 21 de agosto, após 80 dias de filmagens, a produção filmaria as cenas finais de batalha de “Guerra Civil” na pista do aeroporto de Leipzig, Alemanha. Para o elenco, equipe e cineastas foi uma jornada mundial incrível para levar um dos melhores enredos da Marvel Comics para a telona.

 

PREPARE-SE PARA ESCOLHER O SEU LADO

civil-war-poster-3

“Por toda a ação incrível que há no filme, no final das contas é uma história realmente bem fundamentada”, diz Chris Evans. “Os Russos fazem histórias humanas com um toque de super-heróis em vez de filmes de super-heróis com um toque humano. É uma história sobre um conflito de família genuíno. É isso que o torna tão bom. Não há certo, não há errado, e não existe um mal claro de nenhum lado. É simplesmente uma questão de com quem você se conecta e concorda”.

“O conflito entre os dois lados será o assunto das conversas entre fãs e membros da plateia”, diz Scarlett Johansson. “Quando saírem do cinema, espero que ainda consigam argumentar para os dois lados. Isso vai lhes dar algo pra levar pra casa. Construímos um motivo para os dois lados e à medida que o que está em jogo se torna cada vez maior, o que está em jogo no lado pessoal também aumenta”.

E você – de que lado está? Já escolheu qual camisa de qual time irá vestir?

#TeamCap

#TeamIron

Capitão América Escudo Vintage Homem de Ferro Original

“O filme é também surpreendente e assustador”, adiciona Anthony Russo. “Acredito que as pessoas vão gostar do rumo dado ao filme, para um lugar que você simplesmente não tem como prever quando se senta para assisti-lo. E também, em um nível mais simples, tem a emoção de ver os seus Super-Heróis favoritos darem uma surra uns nos outros, o que é sempre muito divertido de assistir”.

DESCRIÇÃO DOS PERSONAGENS

EQUIPE DO CAPITÃO

LÍDER:                                               Steve Rogers/Capitão América

MEMBROS DA EQUIPE:             Sam Wilson/Falcão

Bucky Barnes/Soldado Invernal

Scott Lang/Homem-Formiga

Clint Barton/Gavião Arqueiro

Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate

 

  • Steve Rogers/Capitão América

Chris_Evans_Steve Rogers

Steve Rogers lidera a nova equipe dos Vingadores nas missões para proteger a humanidade, mas quando os danos colaterais desencadeiam a supervisão do governo, Steve, em uma reviravolta surpreendente, rejeita a regulamentação – ao contrário do consentimento de Tony Stark. Enquanto Os Vingadores decidem que lado escolher, Steve cuida de outro assunto que ameaça todos eles ao ultrapassar os limites da lei para salvar e defender seu melhor amigo Bucky Barnes – o famigerado Soldado Invernal.

 

 

  • Sam Wilson/Falcão

O Falcão de Sam Wilson agora é um Vingador

 

O Falcão de Sam Wilson agora é um Vingador completo e ele é extremamente leal ao Capitão América e à equipe. Opor-se ao governo e a Tony Stark ao mesmo tempo não é problema para o Vingador alado, que se propõe a recrutar o Homem-Formiga como bônus adicional à equipe do Capitão.

 

 

  • Bucky Barnes/Soldado Invernal

Actor Sebastian Stan attends the world premiere for "The Martian” on day two of the Toronto International Film Festival at the Roy Thomson Hall, Friday, Sept. 11, 2015 in Toronto. NASA scientists and engineers served as technical consultants on the film. The movie portrays a realistic view of the climate and topography of Mars, based on NASA data, and some of the challenges NASA faces as we prepare for human exploration of the Red Planet in the 2030s. Photo Credit: (NASA/Bill Ingalls)

Bucky Barnes, também conhecido como Soldado Invernal, reaparece dessa vez com mais memórias do passado se consolidando e quem sabe contrabalanceando suas ações perigosas e incontroláveis. Ele confia em Steve e apesar de não ter envolvimento nessa questão dos Vingadores contra Vingadores, ele se alia ao Capitão América contra o Homem de Ferro para buscar sua própria redenção.

 

  • Scott Lang/Homem-Formiga

(Paul Rudd)

Paul Rudd Scott Lang Homem-Formiga

Após um recente encontro com o Falcão tornar o Homem-Formiga de Scott Lang um nome conhecido para Os Vingadores, Sam Wilson recruta o inadvertido Homem-Formiga para a equipe do Capitão. Apesar de ele ficar fascinado na presença do Capitão América, sua habilidade de diminuir de tamanho pode gerar o caos contra o mais poderoso dos oponentes,

 

 

  • Clint Barton/Gavião Arqueiro

(Jeremy Renner)

 

Saindo de sua aposentadoria para ficar ao lado do Capitão América, o Gavião Arqueiro traz suas incríveis habilidades como arqueiro aliada a outras armas para a luta. Homem do exército da cabeça aos pés, o Gavião Arqueiro não utiliza a política para nada. Ele está lá para ajudar o Capitão a qualquer custo – contra qualquer um, até mesmo seus amigos mais próximos.

 

 

  • Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate

(Elizabeth Olsen)

 

Com seus poderes de manipulação mental e telecinese, Wanda traz uma nova dimensão à recém-formada equipe dos Vingadores. Logo que Wanda começa a sentir que não é mais uma estranha, ela é colocada a contragosto no centro da controvérsia em relação à regulamentação do governo sobre Os Vingadores. Seguindo o Gavião Arqueiro, o único Vingador que ela sabe que sempre a protegerá, Wanda se une à equipe do Capitão.

 

 

 

 

 

EQUIPE DO HOMEM DE FERRO

LÍDER:                                               Tony Stark/Homem de Ferro

MEMBROS DA EQUIPE:             Natasha Romanoff/Viúva Negra

Coronel James “Rhodey” Rhodes/Máquina de Combate

T’Challa/Pantera Negra

Visão

 

  • Tony Stark/Homem de Ferro

(Robert Downey Jr.)

 

Tony Stark é um homem diferente – ele fez uma avaliação sincera dos eventos recentes com Ultron e, em uma reviravolta conservadora espantosa, está de acordo com a regulamentação proposta pelos governos do mundo para Os Vingadores. Essa medida coloca o Homem de Ferro contra o Capitão América no nível político, mas o seu conflito pessoal vai mais fundo – e segue por um caminho mais perigoso do que qualquer um dos dois jamais poderia ter antecipado ou imaginado.

  • Natasha Romanoff/Viúva Negra

(Scarlett Johansson)

 

Apesar de sua lealdade e amizade com Steve Rogers desde os primeiros dias da agora extinta S.H.I.E.L.D., Natasha discorda de sua posição e em uma atitude surpreendente se une à equipe do Homem de Ferro, apoiando a supervisão do governo. Sempre estratégica em seus pensamentos e heroica em seus atos, a Viúva Negra é um ativo que Tony precisa – mas que ele não consegue controlar.

 

 

  • Coronel James “Rhodey” Rhodes/Máquina de Combate

(Don Cheadle)

 

A amizade de Rhodey com Tony Stark é bastante antiga e sua lealdade a ele anda de mãos dadas com sua lealdade ao seu país como o Vingador conhecido como Máquina de Combate – o protetor supremo projetado por Tony Stark. Como homem do exército, Rhodey concorda com Stark a favor da regulamentação do governo e traz a Máquina de Combate para ficar lado a lado com o Homem de Ferro na luta.

 

  • T’Challa/Pantera Negra

(Chadwick Boseman)

 

O pai de T’Challa, T’Chaka, o Rei de Wakanda, junta-se ao grupo daqueles que apoiam a regulamentação do governo após cidadãos inocentes virarem dano colateral na missão dOs Vingadores. Mas quando a coisa fica feia, T’Challa se vê obrigado a revelar sua identidade como Pantera Negra e seguir o seu próprio caminho. Com suas próprias motivações o conduzindo, o Pantera Negra se alia ao Homem de Ferro para alcançar o seu próprio objetivo pessoal mais profundo.

 

 

  • Visão

(Paul Bettany)

 

Desde a sua concepção nas mãos de Tony Stark na batalha contra Ultron, Visão foi aceito como um membro dOs Vingadores, mas ele ainda está tentando descobrir o seu lugar no mundo humano e compreender a extensão do seu poder aparentemente ilimitado. Visão fica do lado do Tony no conflito já que ele acredita, logicamente, que é a forma mais segura de proteger o mundo.

CURIOSIDADES

  • Para levar “Capitão América: Guerra Civil” para a telona, os cineastas tiveram que decidir quais Vingadores ficariam do lado da Equipe do Capitão e quais ficariam do lado da Equipe do Homem de Ferro. Após cuidadosas considerações, os cineastas decidiram por uma divisão dos personagens que levaria Sam Wilson, Bucky Barnes, Gavião Arqueiro, Homem-Formiga e Feiticeira Escarlate para o lado do Capitão América, com a Viúva Negra, Máquina de Combate, Visão e Pantera Negra seguindo Tony Stark.

 

  • Com a história de “Capitão América: Guerra Civil” ocorrendo em diversos lugares do mundo, a produção acabou fazendo sua base em território familiar, estabelecendo-se na Pinewood Studios em Atlanta com várias unidades filmando na Alemanha, Áustria, Islândia, Porto Rico, Indonésia, Brasil e no Reino Unido durante a agenda de produção do filme.

 

  • Além dos estúdios de som da Pinewood, os cineastas puderam utilizar alguns locais na região de Atlanta para realizar diversas cenas. Um desses locais foi um espaço grande e vazio na região central de Atlanta, onde eles construíram a cidade de Lagos, Nigéria. Com o auxílio da equipe de locações, do departamento de arte e dos decoradores de set, os cineastas conseguiram levar uma textura autêntica ao ambiente e contratando centenas de extas o local ganhou vida como a vibrante cidade de Lagos.

 

  • No dia 18 de junho de 2015, no backlot da Pinewood Studios em Atlanta, as primeiras cenas da mescla histórica de Guerra Civil começaram a ser filmadas, colocando Os Vingadores uns contra os outros com equipes lideradas pelo Capitão América e Tony Stark. Os cineastas apelidaram a batalha clássica de “Página Inicial”, por que parecia uma ilustração de página dupla em uma história em quadrinhos. A “Página Inicial” é uma das cenas mais épicas da Marvel com a maior interação jamais vista em um filme da Marvel. A sequência foi filmada com câmeras IMAX para dar aos fãs uma experiência imersiva inesquecível.

 

  • O filme também apresenta um dos automóveis mais modernos do mundo, que é dirigido por T’Challa/Pantera Negra. Os cineastas recorreram à Audi, que forneceu à produção o seu mais recente carro conceito de alta tecnologia para as filmagens. O carro deslumbrante tem todas as tecnologias mais recentes que a Audi possui, mas que nunca foram colocadas em produção. Fique de olho nesse carro no filme – você não vai vê-lo em nenhum outro lugar.

 

  • A porção alemã das filmagens foi um regresso para casa para o membro do elenco Daniel Brühl, que mora em Berlim e é dono do seu próprio restaurante na cidade. Filmar em Berlim deu a Brühl a oportunidade de retribuir parte da hospitalidade que lhe foi dada por seus companheiros de elenco em Atlanta os convidando para ir ao seu restaurante de tapas para uma noite de gastronomia e diversão.

 

  • Um novo Super-herói é apresentado ao Universo Cinematográfico da Marvel em “Capitão América: Guerra Civil”—T’Challa, o Pantera Negra, interpretado por Chadwick Boseman. O personagem amplamente aguardado chega sem concordar com nenhum dos lados na Guerra Civil por que ele tem seus próprios objetivos. Pantera Negra terá o seu próprio filme em 2018.

 

  • O estilo de luta do Capitão América se baseia em artes marciais da velha guarda como Judô, Caratê, Tae-kwon-do e Aikido. Mas o Pantera Negra, um dos melhores mestres de artes marciais do Universo Marvel, tem um estilo de artes marciais mais fluído baseado na Capoeira, que é uma forma de artes marciais brasileira que combina acrobacias, dança e música. Seu estilo também sofre uma influência chinesa com o uso do Kung Fu.

 

  • A roupa do Pantera Negra foi projetada cuidadosamente para incorporar um certo estilo de gato, de pantera, com aspectos africanos em seus adornos. Com sapatos minimalistas que adicionam um elemento de invisibilidade e deixam o traje bem ligado ao solo, ele ganha também um toque ninja.

 

  • O Gavião Arqueiro retorna com algumas armas novas, incluindo um bastão retrátil para lutas corpo-a-corpo. Seu arco emblemático também passou por algumas modificações. Ele agora é para canhotos para se adaptar ao ator, é mais leve e mais fácil de manusear. Ele também apresenta um visual diferente, com uma jaqueta de mangas compridas em vez de um colete, assim como um retorno à cor roxa mais tradicional.

 

  • Brock Rumlow/Ossos Cruzados, interpretado por Frank Grillo, tem novas manoplas ‘tipo-britadeira’ que amplificam o poder de seus socos.

 

  • Anthony Mackie está muito feliz com as melhorias na sua roupa do Falcão. Ele se sente bem mais como um Vingador agora que sua roupa é mais tecnológica e aerodinâmica, sem mencionar sua parte favorita – um vermelho chamativo nas asas.

 

  • Agora com a Feiticeira Escarlate sendo uma Vingadora completa, a roupa de Elizabeth Olsen recebeu uma atualização igual ao seu novo status. Ela agora tem um traje de super-herói de couro com uma capa projetada para ter movimento.

 

  • O traje do Homem-Formiga de Paul Rudd recebeu alguns ajustes para “Capitão América: Guerra Civil”. O novo traje está modernizado e tem um visual mais high-tech para se adequar aos novos tempos. O capacete não tem mais cabos que se encaixam na parte de trás e as antenas sobem desde a parte de baixo. O regulador também não tem botão de ajuste.

 

  • Quando o equipamento de cabos não pode ser usado, Paul Bettany usou um AirBoard para flutuar por aí como Visão. O AirBoard tem um dispositivo de pressão na ponta dos pés e nos calcanhares, imitando uma prancha flutuante e pode chegar a 20 quilômetros por hora. Bettany levou apenas alguns minutos para aprender a usar o AirBoard e isso com certeza ajudou a definir a flutuação intangível do personagem.