Cinema 4DX – O que esperar?

A tecnologia que até o momento era encontrada em parques de diversões ou em algumas daquelas atrações de Shoppings já estão chegando nos cinemas Brasileiros.

Além da sensação 3D de sentir-se dentro do filme, ou até mesmo aquele mini infarto que sentimos quando algo do filme em 3D parece te atingir, temos hoje uma nova proposta de sensação que envolve os mais sentidos com o cinema 4DX.

Achei estranho quando a minha namorada me disse que tinha um cinema com a tecnologia, e quando recebi a noticia pensei que as cadeiras iam só se mexer, algo que não seria tão grandioso…

Espero que você vá ao cinema com a mesma ideia, pois assim será surpreendido como eu fui quando começou o filme.

Alguns dias antes minha namorada me enviou essa imagem sobre quais efeitos a sala 4DX iria nos proporcionar:

Cadeira 4DX
Foto: Época São Paulo

 

Decidimos assistir o filme Jurassic World, a fim de sentir mais os efeitos de movimento e os esguichos de água.

Bom, ingressos comprados, então lá vamos nós assistir o filme. Ainda utilizando os clássicos óculos 3D começam os trailers.

Já que as cadeiras precisam ser calibradas, não eram todos os trailers que proporcionavam os efeitos 4DX.

A primeira experiência foi com o trailer do novo filme Missão Impossível – Nação Secreta… E não acreditei naquela quantidade de efeitos.

As cadeiras seguem os movimentos da câmera, quando o mocinho apanha, você também toma um soco no rim, com as cenas de tiro são disparados flash ’s, jatos de ar pelas suas orelhas e em cenas de ação as cadeiras vibram e grandes ventiladores imitam o vento da ação.

Quando o trailer de 5 minutos terminou muitas pessoas pareciam surpreendidas com os efeitos, algumas ficavam até mesmo dando risada.

Por se tratar de uma nova sensação, leva tempo para se acostumar. Quando o filme começou, fiquei apreensivo com os efeitos que só com o trailer me proporcionou vários minis infartos.

Tenho certeza que acertamos na escolha do filme, já que tem grandes feras, pude experimentar praticamente todos os efeitos da sala.

Além de todos os efeitos que já descrevi, teve um outro que surpreendeu todos da sala.

Em uma cena quando o dinossauro vai comer um tubarão recebemos esguichos de água.

O legal é que em poucos minutos a água já seca, provavelmente por conter algum auto secante.

É possível percebe os cheiros dos ambientes, já que a sala proporciona cem aromas diferentes.

E nas cenas em que as personagens correm recebemos jatos de ar na perna, dando a sensação de galhos.

Os únicos efeitos que não consegui experimentar foram os de nevoeiro e bolhas de sabão.

Não sei se foi por conta de todos os efeitos, mas o filme foi muito bom, com diversas cenas nostálgicas e um final incrível.

Vamos para as críticas do Cinema 4DX:

Preço:

Por se tratar do único cinema 4DX de São Paulo oferecido pela empresa Cinépolis e a sua localização ser em um bairro nobre da cidade, torna o preço salgado, custando R$74,00 o ingresso.

Efeitos:

Todos os efeitos das cadeiras dão sim uma impressão de imersão no filme, principalmente nas cenas de tiro, onde parece que as balas estão passando por você.

Efeitos + filme:

É tanto efeito que até cansa. Não vou falar sobre a minha apreensão já que foi o meu primeiro filme em 4DX, talvez para ambas as causas (cansaço e apreensão) seja necessário o costume, mas a primeiro momento achei que em algumas cenas sérias ou românticas, porém os efeitos são tantos que achei que em algumas cenas sérias ou românticas, eles quebraram o momento tornando o filme sempre no estilo “ação”.

Fiz uma pesquisa antes desse texto e vi que a rede Cinemark oferece um serviço 4D com efeitos apenas nas cadeiras e ainda dá a opção de poder regular os efeitos.

Se eu pudesse regular os efeitos do filme que assisti reduziria nas cenas mais tranquilas e colocaria no máximo nas cenas de perseguição. Que foi onde tive a melhor sensação dos efeitos no filme.

Espero que esses tipos de salas apenas ganhem mais forças e concorrência para desenvolverem ainda mais os efeitos e com mais opções e acesso ao 4DX talvez o valor do ingresso seja mais acessível também.

Fiquei ansioso para assistir um filme da Marvel em 4DX, recomendo a experiência para todos os Nerd ’s e aguardo os comentários de vocês!