Friends: 10 anos do último episódio

Foi no dia 6 de maio de 2004 que Mônica e o Chandler deram adeus ao apartamento em Nova Iorque para cuidar dos gêmeos recém adotados, Phoebe começou uma nova vida com o seu esposo Mike, Ross finalmente voltou com a Rachel para criarem juntos a pequena Emma e Joey, sozinho, partiu para Los Angeles tentar engatar a sua carreira como ator estrelando sua própria série. A cena final de Friends, com os seis amigos colocando as chaves do apê de Monica no balcão e saindo para tomar um último café juntos, foi o final de um ciclo perfeito, que fez da série criada por David Crane e Marta Kauffman um dos maiores fenômenos culturais dos anos 90 e início dos anos 2000.

David Schwimmer, left, Jennifer Aniston, Matthew Perry, Matt LeBlanc, Courteney Cox Arquette, Paul Ruddand, and Lisa Kudrow appear in this scene from the series finale of NBC's "Friends," in this undated publicity photo.  After 10 years the popular TV comedy, which followed six New York coffee shop regulars, aired its  finale Thursday, May 6, 2004. (AP Photo/Wanrer Bros.)
David Schwimmer, left, Jennifer Aniston, Matthew Perry, Matt LeBlanc, Courteney Cox Arquette, Paul Ruddand, and Lisa Kudrow appear in this scene from the series finale of NBC’s “Friends,” in this undated publicity photo. After 10 years the popular TV comedy, which followed six New York coffee shop regulars, aired its finale Thursday, May 6, 2004. (AP Photo/Wanrer Bros.)

Embora não seja cultuada por parte da crítica e considerada “bobinha” por alguns telespectadores, Friends tem uma legião de fãs e marcou , basta ver que a Warner ainda reprisa os episódios da série em sua programação diária, o Central Perk inspirou vários empresários que criaram lojas temáticas inspiradas no lugar onde o sexteto se reunia, o corte de cabelo usado por Jennifer Aniston foi copiado por diversas pessoas que pediam o corte “The Rachel”, o último capítulo pôde ser assistido pelos novaiorquinos em um telão no Madison Square Garden e a frase conquistadora de Joey Tribbiani – “How you doin’?” – virou verbete para paquerar garotas. Isso só para ficar em alguns exemplos.

Ainda duvida do potencial da série? Então saca só essa pequena lista de celebridades que fizeram participações especiais em Friends: Brad Pitt, George Clooney, Julia Roberts, Sean Penn, Bruce Willis, Susan Sarandon, Robin Williams, Billy Crystal, Dakota Fanning, Tom Selleck, Charlton Heston, Gary Oldman, Ben Stiller, Jean-Claude Van Damme, Jeff GOldblum, Isabella Rossellini, Brooke Shields, Winona Ryder, Elle Macpherson, Kathleen Turner, Jon Lovitz, Charlie Sheen, Helen Hunt, Reese Witherspoon, Danny DeVito, Jon Favreau e Alec Baldwin.

O segredo do sucesso de Friends era a simplicidade do roteiro e a força do elenco. Apesar de não ter nenhum ator extraordinário ali, os seis formavam um time incrível e se completavam perfeitamente. A história era comum e única ao mesmo tempo: Seis grandes amigos, que moravam próximos e se reuniam com frequência para conversar, discutir e tentar ajudar um ao outro. Parece bobagem, mas só quem acompanhou a trajetória de Rachel Green (Jennifer Aniston), Monica Geller (Courteney Cox), Ross Geller (David Schwimmer), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) e Chandler Bing (Matthew Perry), sabe como isso foi grandioso.

As temporadas

Primeira Temporada – Como toda série, este é o ano básico para aprsentação dos personagens. A séri começa com Rachel vestida de noiva entrando no Central Perk à procura de Mônica e conhece todos os amigos de sua colega de colegial e revê Ross, o irmão de Mônica que sempre teve uma paixão platônica por ela. A relação entre os dois (amizade dela e amor dele) é o principal mote desse ano que termina com Rachel descobrindo acidentalmente que Ross a ama, enquanto ele está na China, viajando a trabalho.

Segunda Temporada – O segundo ano começa com Rachel esperando Ross no aeroporto, mas, infelizmente, ele chega abraçado com Julie, sua colega de faculdade que ele reencontrou na China e começou a namorar. Joey começa a se destacar na série ao conquistar um papel importante em uma versão fictícia da novela Days of Our Lives. Apesar do sucesso, sua amizade com Chandler começa a dar problemas porque o ator ítalo-americano dá uma inflada no ego. A primeira grande participação de uma celebridade acontece nesse ano quando Monica começa a namorar Richard (personagem interpretado por Tom Selleck), amigo dos seus pais, 21 anos mais velho do que ela e que acabou de se divorciar. O final desse ano é agridoce, com Ross e Rachel finalmente juntos, mas com Joey perendo o emprego na novela e Monica deprimida por se ver obrigada a terminar com Richard porque ele não quer ter filhos.

Terceira Temporada – A terceira temporada mostra o amadurecimento dos personagens, principalmente Rachel que larga a vida de garçonete para trabalhar na cadeia de lojas de departamento de luxo Bloomingdale’s e Phoebe, que conhece seu meio-irmão e sua mãe de nascimento. A amizade de Joey e Chandler começa a azedar novamente porque o piadista do grupo começa a se apaixonar pela namorada do amigo ator. E se a vida profissional de Rachel estava bem, a romântica vai para o brejo por causa do ciúmes de Ross. Rachel decide dar um tempo no namoro, e Ross, embriagado, dorme com outra mulher. Rachel descobre e decide romper de vez.

Quarta Temporada – Ano de grande reviravolta dos personagens que começou com uma breve reconciliação entre Ross e Rachel, mas que acaba logo em seguida. Phoebe torna-se uma mãe de aluguel para o meio-irmão, enquanto Monica e Rachel são forçados a trocar de apartamentos com Joey e Chandler, por causa de uma aposta. mas a grande surpresa acontece quando Ross conhece a britânica Emily. Depois de um namoro relâmpago eles resolvem se casar em Londres. Chandler e Monica acabam transando e Rachel decide na última hora comparecer a cerimônia. Na hora dos votos do casamento, Ross troca o nome de Emily pelo de Rachel no altar, deixando todos em choque.

Quinta temporada – Novos e velhos casais aparecem nesse quinto ano de Friends. Emily decide não se casar com Ross porque ele não consegue desfazer a amizade com Rachel. Enquanto isso, o novo casal, Monica e Chandler, tenta esconder o relacionamento de seus amigos. Phoebe dá a luz aos trigêmeos do seu irmão no centésimo episódio da série. O novo casal de amigos enfim resolve abrir o jogo e decide se casar em Las Vegas. Mas o plano vai por água abaixo quando eles encontram Ross e Rachel, ainda bêbados, recém-casados na mesma capela onde iriam se casar.

Sexta Temporada – No sexto ano as mudanças são de apartamento. Chandler e Monica passam a morar juntos, enquanto Rachel vai para o apartamento de Phoebe e Joey acaba sozinho até um incêndio destruir o apartamento das amigas e elas vão procurar abrigo nas casas de Joey e acabar com a lua de mel de Chandler e Monica. E quando tudo parece que vai dar certo para o novo casal, eis que a aparição de Richard impede que Chandler faça o pedido. Monica dá uma balançada pelo ex-namorado, mas tudo acaba bem, com ela pedindo Chandler em casamento.

Sétima Temporada – O mote principal desse ano é o casamento entre Chandler e Monica. Joey recupera seu papel em Days of Our Lives e no último capítulo acontece uma grande reviravolta. Chandler se apavora com o casório e desaparece. Enquanto ele é procurado, Phoebe encontra um teste de gravidez positivo no banheiro de Mônica e acredita que a amiga esteja grávida. Após a cerimônia, a surpresa. Chandler e diz para Monica que sabe da gravidez dela, mas ela diz que há um engano. Ela não está grávida. As suspeitas voltam para a única mulher do grupo que poderia estar grávida: Rachel.

Oitava Temporada – O oitavo ano começa a dar sinais de cansaço à fase criativa da série. O foco principal é a gravidez de Rachel e a descoberta da paternidade da criança: Que fica meio óbvio que o bebê é do Ross. Joey começa a se apaixonar pela futura mamãe e cria um triângulo amoroso entre os amigos. No final da temporada, a menina nasce e Monica cede para a amiga o nome que gostaria de dar para a sua filha quando engravidasse: Emma.

Nona Temporada – O nono ano o arco envolvendo Joey, Rachel e Ross fica mais forte e com Phoebe começando a namorar com Mike. A trama é um pouco cansativa e a série perde mais fôlego criativo. No último capítulo, uma nova tentativa de reviravolta na série acontece com com Joey finalmente beijando Rachel e Phoebe recusando o pedido de casamento de Mike.

Décima Temporada – Enfim o último ano, com um encerramento que fez juz aos que os fãs esperavam e que não poderia ser diferente. Com todas as pontas sendo amarradas e citadas no primeiro parágrafo desse texto. Um final feliz e triste ao mesmo tempo, com os personagens fechando seus ciclos de maneira honesta e o cenário que serviu de abrigo para milhões de espectadores por 10 anos vazio e fechado para sempre.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=LUDpkc-plP0]
O que os atores protagonistas estão fazendo hoje?