Microsoft: Empresa tenta reinventar a ro… o mouse (segura essa Apple)

Teaser_NarrowOs pesquisadores da Microsoft Research estão trabalhando num protótipo que poderá aposentar o mouse em alguns anos, o projeto chama-se “Type–Hover–Swipe in 96 Bytes”. A ideia é de certa forma simples, um teclado com 64 sensores infravermelho que captam os movimentos de suas mãos quando estão sobre o ele, falando a grosso modo, seria como uma fusão de um teclado com o kinect.
Os sensores da Microsoft contam com uma taxa de atualização de 300Hz, o suficiente para captar os movimentos das mãos sem muitas complicações, permitindo que você controle o computador. O vídeo abaixo mostra ele reconhecendo gestos básicos como aplicar zoom, rolar página, alternar documentos e até mesmo controlar um jogo simples de carrinho.

Por se tratar de um protótipo, a Microsoft levará alguns anos até que ele possa ser apresentado ao grande público com uma versão pronta para o mercado, e pode ser também que não o vejamos, mas com certeza é um projeto com grande potencial, acho muito legal a ideia de fazer movimentos para navegar de forma simples, no melhor estilo Minority Report – mesmo sem usar uma luva para dar o charme nerd – e sem precisar fica arrastando a velha setinha pela tela.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Y3dUeGNIX4M]