Nerdbits #4: R.I.P. Orkut

O Orkut, rede social que já foi considerada a maior do mundo vai ser desligada em setembro deste ano. Devido à queda sequencial de usuários ativos, o Google resolveu terminar o serviço e realocar sua mão de obra para outros projetos da empresa, como o Google+ (este por sinal, receberá uma fermenta para que você possa converter sua conta do Orkut em uma conta do Google+). A partir de hoje, não será mais permitido criar novos perfis e os aplicativos usados em smartphones não estarão mais disponíveis para download.

Debutada em janeiro de 2004, a rede social se tornou um fenômeno de popularidade no Brasil, inicialmente só conseguia se cadastrar no serviço por meio de convite, além do serviço estar em fase beta – fase em que o serviço não está 100% pronto para o usuário final – evoluindo sempre, visando melhorar a experiência do usuário do serviço. Sua proposta era bacana, manter você próximo dos seus amigos e conhecer novas pessoas, onde você podia montar uma galeria com suas fotos, postar mensagens em seu mural e no de seus amigos, mandar recados e o recurso mais usado, criar/participar de comunidades – espécie de fóruns dentro da rede social – sobre diversos assuntos.

A interação era algo bem feita na época, mostrando na prática a proposta do Orkut, um amigo meu fazia parte de uma comunidade de um time de futebol, um dia ele marcou de assistir um jogo com o pessoal da comunidade e conheceu uma mulher que também era dessa comunidade, o resultado do jogo foi amor à primeira vista, e estão juntos e felizes até hoje. Segundo o Google, algumas comunidades ficaram online como uma espécie de arquivo para consulta, não sendo mais possível postar mensagens.

Confira na íntegra a nota divulgada pelo Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Google:

“Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.
Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.