Gmail – Nova interface vem aí

gmail interfaceHá pouco mais de dez anos o Google lançava no mercado o Gmail, um e-mail que balançaria as estruturas do gigantes webmails na época, Yahoo Mail e Hotmail. Com uma interface simples e agradável de usar, o Gmail tinha uma proposta ambiciosa para seus usuários: 1Gb de espaço gratuito, algo que para a época era completamente surreal, já que seus concorrentes davam enormes 6mb (Yahoo Mail) e 2Mb (Hotmail).

A nova plataforma facilitou a vida daqueles que adoravam trocar figurinhas e fotos da natureza humana com seus amigos, já que o Gmail suportava anexos de até 25mb. Espaço já não era um problema – nesse ano meu HD tinha 3.3Gb, sim eu chorei – para guardar e-mails importantes, acabando com o trabalho de imprimir e arquivar.

Algum tempo depois, dando procedimento ao seu plano de dominação global – sim acredito que eles tenham um – o Google começou a aumentar o espaço que já era generoso de forma gradativa, quando você abria a sua caixa de e-mail você via o espaço que tinha em sua conta, o espaço que foi usado, e o quanto estava ganhando de espaço por segundo, aumentando mais e mais a sua capacidade de armazenamento.

Pouca coisa mudou de lá para cá, algumas funcionalidades foram adicionadas, outras aperfeiçoadas, você poderia trocar os temas, colocando um pano de fundo diferente, mudando as cores das fontes, adicionaram abas para tipos de e-mails mais comuns, mas basicamente o Gmail continuou o mesmo, talvez um pouco mais poluído… até agora pelo visto, pois tudo indica que o Google está trabalhando numa nova interface que está em fase de teste. Como pode ver na imagem, a nova interface do Gmail parece ter sido feita se adaptar facilmente a resoluções diferentes, sem perder sua usabilidade, ficando com um jeito ‘mobile’ de ser. No lado esquerdo contamos com as ferramentas básicas do e-mail, caixa de entrada, saída, lixeira, marcadores, no lado direito esta sua lista de Hangouts e na parte de baixo os botões de criação e lembretes, um tipo de ‘ToDoList’. Essa interface tem também um sistema de marcação, que substitui as estrelas para marcar e-mail importantes.