Raio-X: Conheça a história do Homem de Ferro

Homem de FerroEm março de 1963 nascia o Homem de Ferro (Nome do 1.º capítulo da série) na revista “Tales of Suspense”. Criado por Stan Lee e o artista Don Heck a primeira história se passa na selva do Vietnã do Sul. Como em cada história da Marvel existem diversas histórias paralelas (Tony Stark em algumas histórias domina o mundo por exemplo.) os filmes nos trazem algumas lembranças das histórias em quadrinhos, porém muitas vezes é alterada.

Em referência a primeira história, no filme Tony Stark também é atingido por uma bomba, a diferença é que nos quadrinhos ele é atingido acidentalmente, mas os estilhaços em alguns dias também podem atingir o seu coração. Como a proposta do filme, um líder terrorista o obriga a criar armas de guerra. O interessante da história é que Tony não cria o reator ARC, mas é a sua armadura que é capaz de repelir os estilhaços do seu peito.

Enquanto no filme o herói precisa utilizar apenas aquele reator, nos quadrinhos o herói precisa sempre usar o peitoral da armadura para manter-se vivo. Além disso, o objetivo do herói é derrotar o líder terrorista Wong-Chu que é conhecido na sua aldeia por derrubar qualquer um que o enfrente. Tony Stark também conta com um amigo e refém que acaba ajudando muito ele (Se é que me entendem).

Se tiverem interesse nessa história, recomendo que comprem o DVD do HOMEM DE FERRO 3 que como brinde vem o capítulo dessa primeira história. Continuando o Raio-X do herói, dizem que o nosso velhinho Stan Lee se inspirou no estilo de vida do milionário Howard Hughes que era nada mais do que um playboy que sabia curtir bem a vida.

O público alvo das histórias do Homem de Ferro eram destinadas a adultos e diferente do novo Tony Stark o das primeiras histórias ao invés de problemas de ansiedade, o herói é alcoólatra. Em muitos capítulos você encontra Tony sendo aconselhado por outro vingador a largar a bebida…

Tony Stark dos quadrinhos é muito mais mulherengo do que o do filme. Uma das fases que mais gosto do herói é quando ele necessita da armadura para andar. Ao contrário do filme, o herói precisa do reator ARC para afastar os estilhaços de uma bomba do seu peito. Já esse outro Tony leva um tiro na espinha de uma ex-namorada e só consegue andar graças a sua armadura.

Homem de Ferro foi ganhando um público além dos adultos e todos queriam ver como seria a nova armadura do herói na próxima edição. Suas armaduras passavam por atualizações e as mais esperadas do público eram as mudanças de designer.

Como foi dito nos Vingadores…

Capitão América: – Fica grandão na armadura né, e sem ela o que você é?
Homem de Ferro: – Gênio, bilionário, playboy, filantropo.

O herói dos quadrinhos é um cara inteligente, filho de um armamentista e foi uma criança prodígio. Diferente do herói dos filmes que é um cara SUPER INTELIGENTE. Quem consegue esse título nas HQ’s é o Dr. Henry Jonathan “Hank” Pym (O Homem formiga, um dos temas para os próximos raio-x). Uma das provas disso é a inteligência artificial dos filmes, o J.A.R.V.I.S. que nas HQ’s é um mordomo que em algumas historias até namora a tia do nosso querido aranha (Tia May Parker).

Outro fato interessante é que logo no 1.º filme o nosso herói já revela a sua identidade enquanto que nas HQ’s o homem de armadura demora a se revelar e usa a desculpa que o Homem de Ferro é o seu guarda-costas. Em alguns momentos da história, enquanto o herói passa por seus problemas de alcoolismo o seu amigo Rhodes (Maquina de combate de Homem de Ferro 2) o substitui passando a utilizar a armadura vermelho e dourado.

Em uma das fases dos quadrinhos Tony Stark atinge o auge da tecnologia com o uso da EXTREMIS. Diferente do filme que a tecnologia é utilizada pelo vilão Mandarim para criar supersoldados, o avanço é utilizado para que o herói possa mover a armadura apenas com o poder da mente, sem a necessidade de um piloto. Inclusive nos quadrinhos o herói utiliza a tecnologia para derrotar o vilão do filme (A Marvel bagunça tudo hahahahhaha).

Essas e outras aventuras podem ser encontradas em:

Filmes: HOMEM DE FERRO (I, II, III), Os Vingadores;
HQ’s: (Tales of Suspense, O Invencível Homem de Ferro, Grandes heróis da Marvel, Heróis da TV e Capitão America);
Desenhos: Vingadores os heróis mais poderosos da terra (Netflix), Homem de Ferro (Desenho Animado).

Em um raio-x de outros vingadores, posso contar mais aventuras de Tony Stark, mas para não contar tudo encerro esse raio-x com a frase que persegue o nosso herói tanto nas HQ’s, como nos desenhos e filmes que é:
“O homem faz a armadura ou a armadura faz o homem?”