Raio-X: Homem Formiga

Homem FormigaDr. Henry Jonathan “Hank” Pym é o “famoso” Homem Formiga. Famoso entre aspas já que sua história ainda não ganhou as telonas e, por enquanto, ele só é conhecido pelos nerds de plantão, que adoram as histórias do universo HQ. É por isso que eu trago para vocês esse grande herói que, até o presente momento, está apenas nos quadrinhos.

Em resumo, a história de Pym é uma história nerd, já que aos três anos de idade os médicos já diziam que o garoto era mais inteligente que os seus pais. Garoto curioso, Pym foi criado pela sua avó, que incentivou a sua criatividade e a fazer o que gostava, ao contrário de seus pais que, como quaisquer outros, sempre querem que os filhos não se arrisquem.

Sendo assim, o garoto seguiu os seus pais e ficou um bom tempo fazendo o que não gostava, tornando-se o bioquímico mais esforçado e menos inovador do mundo. Após uma crise de fúria com o seu chefe, aproveita a adrenalina e cria um composto capaz de comprimir a matéria, as chamadas “células Pym”.

Num primeiro momento o herói se assusta com o que cria, pois o mundo microscópico parece ser muito perigoso, mas ainda assim o herói tem uma outra ideia. A de criar um capacete capaz de comandar as formigas (Os monstros desse universo microscópico). Daí veio o nome do herói. O Homem Formiga.

Um fato interessante é que o herói é capaz de comprimir o seu tamanho, porém a sua força aumenta. Nos quadrinhos mais antigos o herói começa trabalhando como o melhor cientista de Tony Stark, onde o herói passa por uma aventura dentro do laboratório do doutor que ativa o seu sistema de segurança e o local começa a encolher.

Após a invenção, o herói ajuda a enfrentar Loki, junto aos maiores Vingadores da terra. O herói também concede poderes a uma outra Vingadora e namorada Janet Van Dyne (Vespa) que entraremos em mais detalhes em um Raio X da heroína.

Com o passar do tempo, o herói vai se mostrando cada vez mais paranoico. Isso ocorre logo após o herói se sentir muito pequeno entre Os Vingadores, então ele cria um composto reverso ao anterior, se tornando, dessa forma, no Gigante.

Com o passar das edições vamos percebendo que essa troca de poderes não se trata de uma melhora, mas sim de um distúrbio de personalidade. Em uma nova transformação ele passa a ser chamado de Golias (Um herói um pouco menor do que o anterior, mas que permanece na mesma altura, ao contrário do Gigante, que aumenta de tamanho).

Por fim, ele assume a sua forma mais paranoica: O Jaqueta Amarela. O herói chega nessa identidade após vários conflitos com vilões, já que a sua intenção é inventar coisas para ajudar a todos e não para bater ou fazer os bandidos sofrerem. Isso faz com que ele entre em conflito com alguns vilões e com os próprios Vingadores.

Também com a intenção de inventar coisas para ajudar as pessoas o doutor cria um dos maiores vilões da Marvel. O Ultron. Essa paranoia faz com que o doutor se esqueça de quem realmente é e o coloque em batalha contra todas as suas personalidades.

Falando um pouco do filme, acredito que teremos um herói misterioso, sem distúrbios de personalidades nesse primeiro filme, porém com efeitos incríveis e que completara alguns buracos nos filmes da Marvel.

Essa e outras histórias você pode encontrar em:

HQ:
– ERA DE ULTRON (Livro seis);
– Os Vingadores;
– Heróis da TV.

Desenho:
– Os Vingadores, os super heróis mais poderosos da terra (Netflix).

Veja o perfil do Herói sob a ótica do canal do Ultra Geek

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=h3zbU25tHzs&w=560&h=315]