Watch Dogs – Saiba mais

Watch dogs é um game em terceira pessoa do gênero ação, contendo muita investigação, no estilo mundo aberto.
Seu lançamento oficial aconteceu para as plataformas PS3, PS4, XBOX 360, XBoX One, PC e Wi U.
A Ubisoft gastou equivalente a 68 milhões de dólares com o título.

watchdogs

O game teve como base o apagão que ocorreu na vida real no nordeste e centro oeste de Chicago no ano de 2003, onde foi decretado estado de calamidade pública, pois com o apagão todos os sistemas da cidade foram danificados, inclusive hospitais, abastecimento de gás e etc.
A partir deste fato na vida real que inseriram no jogo mas como se a verdadeira causa fosse um ataque hacker (o que já foi provado que não ocorreu na vida real). A partir daí, Chicago aderiu a um sistema de controle chamado CTOs.

Enredo:
A história se passa com o personagem Aiden Pearce, Irlandês de 39 anos de idade que busca vingança após ter sofrido um atentado que resultou na morte de sua sobrinha.
A pessoa que fez o ataque foi Maurice, com quem ficamos de refém por quase toda a campanha, para descobrir quem foi o verdadeiro mandante do crime.

Na sua infância Aiden era um adolescente problemático, que praticava pequenos furtos, até que um dia, um dos roubos deu errado e ele quase foi preso. A partir deste ponto ele decide abandonar esta vida de crimes, até que acontece o fato com sua sobrinha.
Com o estímulo de vingança, Pearce tenta descobrir os verdadeiros motivos do ocorrido.
Com a ajuda de um fixer (assassino de aluguel), Aiden consegue acesso a um hack do sistema CTOs, sistema que monitora tudo que é eletrônico na cidade, desde semáforos, câmeras de segurança, aparelhos de celular, e etc, que foi implantado após o apagão*(que explicamos no início).
Com este hack chamado profiler instalado no seu celular Pearce se torna um “Cão de Guarda” (tradução para Watch dogs) de sua família e ainda atua como um “justiceiro” resolvendo crimes na cidade de Chicago.

Uma missão secundaria chamada “Telefones descartáveis” explica o real motivo por Maurice ter aceitado tentar matar Aiden, o interessante é fazer esta missão em específico para descobrir o real motivo do ocorrido.

Algumas funções do celular de Aiden:
Com o celular é possível “roubar músicas” de outras pessoas que estejam escutando na rua, ao entrar em um estabelecimento que esteja tocando música, você também pode usar o celular para hackea-la e adicionar a sua playlist, também podemos fazer transferência de dinheiro de contas bancarias de alguns pedestres, solicitar veículos para seu próprio uso, desabilitar helicópteros no ar e criar armadilhas pela cidade para ajudá-lo em alguma fuga, ou somente para criar o caos mesmo, alem é claro de hackear qualquer pedestre, tanto no carro ou a pé, ouvir suas conversas telefônicas e etc.

Outro detalhe que a Ubisoft deu bastante atenção foi para os pedestres, pois quando hackeado, as informações que aparecem para você sobre o mesmo NUNCA se repetem, no game a produtora deu vida própria para cada um deles, fazendo com que até mesmo as horas que você não esteja em uma missão o jogo não se torne enjoativo.

Dublagem:
Um dos detalhes interessantes é a dublagem dos personagens, que realmente comove e faz com que você se entregue a dor de Pearce no passado e ajude ele a descobrir os segredos que levaram a tais acontecimentos, lutando assim com unhas e dentes para proteger a sua família.

Jogabilidade:
No game você pode além de usar o celular para hackear itens e manipular coisas a seu benefício, ainda se pode usar armas de fogo, e executar seus inimigos com ataques furtivos com um bastão que Aiden carrega junto a seu corpo, além de correr, pular, dar cover para atirar, inclusive na hora em que ele atira em alguns momentos pode rolar o “bullet time” (quando o tiro sai em câmera lenta).
Você também tem a opção de participar de disputas de “queda de braço” e quem bebe mais em algum bar de Chicago.
Além de poder comprar roupas (que são basicamente iguais, somente mudando de cor, e simples detalhes), e rodar a cidade inteira em qualquer veículo disponível.

Quando você não estiver fazendo missões principais do game, basta rodar um pouco pela cidade para ter a disposição INÚMERAS missões secundárias, falando em missões o tempo de duração do game dura por volta de 20hrs de campanha sem as missões aleatórias, para completar 100% vai gastar em torno de 70hrs de jogo.

A trama do game não é muito original, porém se torna envolvente do início ao fim, onde você se sente na pele de Aiden Pearce para descobrir os verdadeiros motivos que desencadearam todo este ocorrido.

Modo Online:
No modo online o jogador pode sofrer um hack a qualquer momento por outros jogadores também online, sua missão será encontrar que está por traz disto e acabar com a vida dela.
Você também pode hackear alguem e fugir sem ser pego, seria como um jogo de gato e rato.
Também temos as opções de corridas de rua, capturar bandeira e o clássico mata-mata.

Curiosidade do Game:
Você sabia que Watch Dogs tem ligação com Assassins Creed?!
Em Assassins Creed IV encontramos uma mensagem entre a Abstergo Entertaiment e a Blume (criadora do sistema CTOs ).
Outro fato interessante é que em um perfil alheio na cidade de Chicago tem uma pessoa que é um antigo trabalhador da Abstergo.
Um personagem chamado de Olivier Garneau que é o CEO da Abstergo Entertainment, simplesmente desaparece no decorrer de Assassins Creed IV na cidade de Chicago.
Se você matar esta pessoa em Watch Dogs e vermos seu perfil, estará marcando que era CEO da Abstergo Entertainment e ainda está escrito ” Targeted by the Brotherhood”, o que significa que estava na mira dos assassinos.

Prêmios do game:
O marketing que a Ubisoft criou para Watch Dogs fez com que uma semana depois do lançamento o game já tivesse vendido mais de 4 milhões de cópias, tornando-se o game mais vendido na primeira semana da Ubisoft.
Somando todos os prêmios desde a E3 de 2012 e 2013 o game soma um total de 173 prêmios, inclusive do GAME CRITICS AWARDS.