Brasil Comic Con: Evento acontece nesse final de semana

Brasil Comic Con3Nos dias 15 e 16 de novembro (sábado e domingo) será realizada a Brasil Comic Con – o primeiro dos três eventos direcionados ao público nerd nos moldes das tradicionais feiras americanas. Além dessa, ainda teremos a Santos Comic Expo e a Comic Con Experience.

O evento será um grande enigma para os fãs de quadrinhos, HQs, séries e animações já que três convidados internacionais principais cancelaram a participação na Brasil Comic Con. Primeiro foi o ator Alfonso Ribeiro, o Carlton de Um Maluco no Pedaço, que está participando do Dancing With Stars.

Depois, faltando uma semana para o evento, a cosplayer Yaya Han também desistiu alegando outros compromissos e, a grande estrela da Brasil Comic Con, a atriz Cassandra Peterson – A eterna Elvira, a Rainha das Trevas – cancelou sua participação alegando “motivos de força maior”, segundo a organização do evento. Todos que compraram ingressos VIPs para esses artistas serão recompensados.

os principais convidados internacionais da Brasil Comic Con são os atores Paul Zaloom, que interpreta o famoso cientista maluco Beakman e Takumi Tsutsui, que ficou famoso no papel do ninja Jiraiya. Mas nem só de atrações internacionais vive o evento. A feira terá diversas atividades, palestras e concursos para entreter o público. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site http://brasilcomiccon.com.br
Brasil Comic Con – Programação completa

Dia 15 de novembro (sábado)
11:00 – 12:00
Abertura – Quadrinhos no Cinema

Carlos Vivacqua apresenta, os Quadrinhos no Cinema!
Para abrir a Brasil Comic Con de 2014 Carlos Vivacqua irá trazer para uma conversa descontraída e informativa, autoridades no mundo dos quadrinhos para um papo a respeito do futuro dos quadrinhos no cinema. Os participantes irão teorizar sobre o que pode dar certo e o que pode dar errado no cinema nos próximos anos.
Os convidados variam de quadrinistas, ilustradores, entusiastas dentre outros apaixonados por cinema e quadrinhos.
Os convidados:
MJ Macedo –
Quadrinista, roteirista e desenvolvedor, trabalha hoje com a Marvel, Image e desenvolve seu quadrinho autoral.
Fábio Catena – Ilustrador, pedagogo e estudioso de quadrinhos, atua no blog mais representativo de quadrinhos do Brasil, o Melhores do Mundo.
Vitor Rossi – Roteirista e Dublador de Rebosteio, atua com humor no podcast Pelada na Net.
Doug Bezerra – Um dos comandantes do podcast Frango Fino com indicações de quadrinhos e conteúdo da cultura pop em geral, publicado semanalmente.

11:00 – 12:00
Painel Supernova Produções

Como tornar-se um profissional de quadrinhos, desde os princípios básicos aos mais avançados. Os pontos mais importantes a se enaltecer, como se apresentar, valorizar a qualidade do material, o que evitar, ganhar confiança, abordar críticas. Entre outros fatores que auxiliam na carreira de um artista profissional dos quadrinhos. O grande guru David Campiti e sua equipe esclarecerão essas e outras dúvidas sobre o Mercado Internacional de Quadrinhos.

12:00 – 13:00
Viber no BCC

O Viber traz ao palco do BCC várias brincadeiras com o público, e você pode ganhar brindes! Baixe o aplicativo gratuitamente e vá pronto para o Brasil Comic Con!

13:00 – 14:00
A Era dos Super Herois: 15 anos que mudaram a cara do cinema

O produtor dos filmes da franquia X-Men David Gorder e o jornalista e crítico de cinema Roberto Sadovski conduzem um papo especial sobre a entrada definitiva dos heróis dos quadrinhos nas telonas.

13:00 – 14:00
BC4 – Categoria Desfile

A Categoria Desfile do Brasil Comic Con Cosplay Contest terá sua seletiva, onde serão classificados os melhores cosplayers, que concorrerão ao incrível prêmio: Uma viagem aos Estados Unidos para conhecer uma comic con americana!

14:00 – 15:00
BC4: Categoria Apresentação /Grupo

O concurso de cosplay com a premiação mais incrível já vista começa com a categoria apresentação e a categoria grupo. Mari Graciolli apresenta este mega concurso!

14:00 – 15:00
Bond, James Bond.

Painel conduzido pela Comunidade 007 Brasil, com curiosidades e as últimas novidades sobre o agente secreto mais famoso da história do cinema.
– Apresentação da Comunidade 007 Brasil;
– Novidades sobre Bond 24 (próximo filme da franquia);
– Novidades sobre os próximos livros de 007;
– Planos para o Bondcast Brasil em 2015;
– Noticias relacionadas ao personagem pelo James Bond Brasil.

15:00 – 16:00
Cosplay Around The World

A Cosplay Guest of Honor, a argentina Ana Bertola, traz um pouco do seu conhecimento como cosplayer, e conta as diferenças entre as comunidades e os concursos em diferentes partes do mundo.

16:00 – 17:00
O Corvo: 20 anos

James O’Barr, criador da sombria série o Corvo, comemora duas décadas de sua criação contando sobre as inspirações e sobre o sucesso desta série.

16:00 – 17:00
Painel Magic Potter

Seja bem vindo em nosso Grande Salão Comunal… Onde a professora Minerva e o professor Dumbledore darão as boas vindas…. aos Novos Alunos para o Ano letivo em Hogwarts!
Não deixe de participar e ver em qual das casas você será selecionado….
Qual seu maior desejo?
Pense! E peça ao Chapéu Seletor!

Brasil Comic Con217:00 – 18:00
Jiraiya: O sucessor de Togakure vive!

Neste momento dedicado aos super heróis japoneses, a Brasil Comic Con terá a presença do ator Takumi Tsutsui, que bate um papo com os fãs sobre a história e produção do inesquecível seriado do Incrível Ninja.

18:00 – 19:00
Painel – Recomendações de HQs

Carlos Vivacqua apresenta, Recomendações de HQs
Aqui os convidados irão recomendar quadrinhos para sua vida, incluindo quadrinhos nacionais, atuais, europeus, clássicos, grandes sagas e muitos outros. E para isso contamos com uma equipe de peso para listar os quadrinhos que não podem faltar na sua estante.
Os convidados:
● Luiz Garavello –
Roterista, jornalista e podcasters do site Quadrim.
● Fábio Catena – Ilustrador, pedagogo e estudioso de quadrinhos, atua no blog mais representativo de quadrinhos do Brasil, o Melhores do Mundo.
● Guilherme Maldonado – Especialista na área de colecionismo de quadrinhos. É um dos hosts do programa Frango Fino, que mistura recomendações de cultura pop, quadrinhos e cinema.
● Eduardo Guimarães – Editor de quadrinhos do Cruzador Fantasma, escreve colunas de recomendações e resenhas de grandes sagas e encadernados.

18:00 – 19:00
The Walking Dead: Don’t Open, Dead Inside

O fansite The Walking Dead Brasil, a HQM Editora (que publica The Walking Dead no Brasil) e a jornalista Alice Aquino do Glued.com.br revisitam a série que trouxe o gênero de zumbis de volta à tona.
Sobre o TWD Brasil
O The Walking Dead Brasil é o maior fansite sobre a franquia da América Latina, com informações, notícias e análises da série de TV, quadrinhos, games e livros. Há mais de quatro anos no ar, contamos com uma ampla comunidade de fãs e seguidores em nossas redes e sites associados.

19:00 – 20:30
Beakman Live!

Seja bem-vindo ao Mundo de Beakman! O Cientista mais famoso da TV faz suas experiências ao vivo, com participação do público. Logo depois Paul Zaloom, que dá vida ao Beakman, conta sobre os bastidores da série que enriqueceu a infância dos brasileiros nos anos 90.

Dia 16 de novembro (domingo)

10:30 – 11:30
ProvolloneCast: Psicologia e Ciência na Arte Conceitual

Provollonecast é um podcast que se tornou um portal de conteúdo nerd. Lá, se encontra notícias, fatos e curiosidades sobre este universo.
O grupo utiliza suas formações (psicologia e física) para mesclar o quadrinhos, filmes e animes com as mais diversas teorias, explicando o funcionamento, analisando personagens e explorando as mais diversas facetas do inexplicável… com uma dose de humor.
PALESTRA
O Provollonecast debaterá, com informações interessantes, sobre alguns dos mais icônicos personagens da MARVEL e DC COMICS. Veja os assuntos em pauta!
TONY STARK (HOMEM DE FERRO)
• Qual a formação de Tony? O que exatamente é o Reator Arc?
• Vingadores 2 anunciado, mas por que Ultron tem tanta raiva da humanidade?
BRUCE BANNER (HULK)
• Curiosidades sobre o Golias Verde! Seus possíveis problemas ao lidar com suas dons.
OLIVER QUEEN (ARQUEIRO VERDE)
• Com o seriado despontando, o que aconteceria se o Arqueiro atuasse no Brasil?
• Oliver parece ter dificuldade em formar um par romântico, qual é seu problema com relacionamentos?
BARRY ALLEN (FLASH)
• O homem mais veloz do mundo teve sua estreia na TV e agora o Provollonecast resolve por em pauta seus poderes e a utilidade dele. O que você poderia fazer com seus dons?
• Por que Flash sempre está ligado a um tom de humor e descontração?

11:00 – 12:00
Processo Criativo: Como se manter atual para o jovem?

Não há regras, principalmente quando falamos do jovem, então como se manter atual, diferenciado e, principalmente – como se manter VERDADEIRO. Venha conhecer os desafios do processo criativo para um público tão imediatista e conectado.
Sobre a palestrante
Viviane Rodriguez é formada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atua na área de planejamento de comunicação integrada há 9 anos.

11:30 – 12:30
Viber no BCC

O Viber traz ao palco do BCC várias brincadeiras com o público, e você pode ganhar brindes! Baixe o aplicativo gratuitamente e vá pronto para o BCC!

12:00 – 13:00
BC4 – Categoria Desfile

Domingo também tem seletiva da categoria Desfile do Brasil Comic Con Cosplay Contest!
É a última chance para quem quiser concorrer a vários prêmios, incluindo uma viagem aos Estados Unidos para conhecer uma comic con americana!

12:30 – 13:30
Painel LEGO com Marcos Bessa

O designer português de construções em LEGO estará no BCC para um painel especial, sob condução da LUG Brasil. Venha conhecer e trocar experiências com os experts nos famosos bloquinhos de montar.

13:00 – 14:00
Mulheres nos Quadrinhos

É cada vez mais evidente que as mulheres são uma parte importante do mercado de quadrinhos em todo o mundo. Nosso painel vai discutir o papel delas nesse universo. Dificuldades no mercado de trabalho nacional e internacional, representação de gênero e heroínas que são importante dentro e fora das HQs. Venha participar do nosso bate-papo!
Sinopse do painel
O painel irá discutir a representação feminina nos quadrinhos. Vamos falar sobre as dificuldades e preconceitos enfrentados pelas profissionais nos mercados nacional e internacional. Também vamos discutir sobre como as mulheres são retratadas nos quadrinhos modernos e a importância de algumas das mais famosas personagens femininas da história das HQs.
Participam do painel:
Priscilla Tramontano

Priscilla é formada em Design Gráfico, mas atualmente trabalha como ilustradora freelancer e colorista de quadrinhos para a empresa americana IDW Publishing, em títulos como Transformers, Godzilla e GI Joe.
Montserrat Montse
Escritora, roteirista e desenhista que ajudou a fundar o Studio Seasons juntamente com Sylvia Feer, Simone Beatriz e Marcia Hajime. O grupo hoje tem 18 anos de existência e produz mangás, ilustrações e light novels. Montserrat escreveu as tirinhas Ronins, Patuska; as séries Zucker, Mitsar; as light novels Contos de Sher Mor, Zona Quantum, adaptou Helena de Machado de Assis e atualmente está envolvida na produção das séries Oiran e 7 Dias em Alesh entre outros.
Débora Caritá
Débora Caritá começou como colorista em títulos como Hulk e X-23, na Marvel, e em outras editoras como IDW Publishing (na adaptação da série de TV 24 Horas). Seu último trabalho como colorista foi na série Superpowers, sob a direção do consagrado ilustrador Alex Ross. Também ilustrou um projeto nacional de HQ, Os Notáveis, tendo como cenário desta aventura a cidade de São Paulo. Doutora e Professora de Comunicação e Publicidade, a gaúcha de Porto Alegre foi levada pelo seu amor por desenho e escrita á faculdade de comunicação social. Seu TCC teve como temática a representação do ítalo gaúcho no Rio Grande do Sul, a partir das tiras cômicas de Radicci, de Carlos Henrique Iotti. Depois completou seu mestrado e veio para São Paulo fazer Doutorado na ECA-USP para se aprofundar em representações femininas nos quadrinhos. Se considera uma “desenhista de chuveiro”.
Vicky Salles (mediadora)
Depois da faculdade de Audiovisual passou por sites como Judão, Pipoca Combo e Pink Vader como crítica de cinema. Hoje alem de ainda escrever e prestes a lançar seus videos no canal Filmerama, atua no mercado publicitário como produtora de filmes e estuda a representação feminina na cultura pop.

13:30 – 14:00
BC4 – Categoria Grupo

O Brasil Comic Con Cosplay Contest continua no domingo com a categoria grupo, apresentado por Mari Graciolli.

14:00 – 14:30
BC4 – Final Categoria Apresentação

Neste momento decisivo serão conhecidos os finalistas da categoria Apresentação que poderão ganhar uma mega premiação, incluindo o prêmio máximo de R$10.000,00!

14:00 – 15:00
Irmãos Piologo

Uma hora com os irmãos mais malucos da Internet! Um bate papo com os criadores do site Mundo Canibal, e de dezenas de histórias, vídeos e personagens como Avaiana de Pau, Bob Psicótico, Chuq Noia, Partoba, Pastor Metralhadora e muitos outros!
Ricardo e Rodrigo Piologo vão mostrar os melhores vídeos, contar um pouco sobre o processo de produção e mostrar novidades! Fiquem ligados!

14:30 – 15:00
BC4 – Final Categoria Desfile

Desta vez no Auditório principal, você vai ver os melhores cosplayers que concorrerão a uma viagem aos EUA para conhecer uma Comic Con americana. Faça sua torcida!

15:00 – 16:00
Quadrinistas brasileiros no Exterior

O painel conta com alguns dos melhores artistas nacionais do ramo de quadrinhos!
Mike Deodato Jr, Will Conrad, Luke Ross, Ed Benes, Joe Bennett e Frank Martin Jr. vão falar sobre suas experiências no mercado de quadrinhos, dentro e fora do País!
Além de contar um pouco sobre seus trabalhos, os artistas responderão perguntas do público!

15:00 – 16:00
Sylvester McCoy –
Um Mago, um Senhor do Tempo, uma Lenda
O ator britânico é nosso convidado especial nesta conversa com o jornalista e crítico de cinema Roberto Sadovski. Sylvester McCoy vai compartilhar suas experiências como a sétima encarnação de Doctor Who e como Radagast, o Mago Castanho de “O Hobbit”.

16:00 – 17:00
Doctor Who: Do velho mundo para o mundo todo

Conheça o mundo (ou os mundos) de Doctor Who, a série inglesa que conquista cada vez mais fãs no mundo todo.
O Whovians Brasil é um fã-clube de Doctor Who. Fundado em 2011, o grupo cresceu bastante desde então – principalmente após o aniversário de 50 anos da série, que foi exibido ao vivo em cinemas de todo o país – e hoje é um dos maiores do Brasil. Nosso principal objetivo é reunir os fãs, virtual e pessoalmente, para discutir a paixão pela série e estimular, cada vez mais, novos fãs a mergulharem nesse mundo.

16:00 – 17:00
Painel: Mercado Internacional de Quadrinhos

Os artistas americanos Michael Golden e Rodney Ramos participam de um bate papo sobre o mercado internacional de quadrinhos, dividindo suas experiências com os fãs de HQs, e também com quem pretende entrar neste mercado.

18:30 – 20:00
Família Lima: Clássicos do Cinema e TV

Neste show inédito e exclusivo, a Família Lima interpretará com arranjos únicos os mais famosos temas do cinema e TV. Game of Thrones, Star Wars e muitas outras surpresas neste show que será inesquecível!