Garota Exemplar: Crítica do novo filme de David Fincher

Garota Exemplar2David Fincher é um dos melhores cineastas em atividade. Dificilmente erra a mão e seus filmes estão sempre bem acima da média das produções atuais. E em seu novo filme, Garota Exemplar, que estreia hoje nas principais salas de cinema do Brasil, ele acerta em cheio e faz um ótimo suspense, com grandes diálogos, reviravoltas e bem humorado.

Fincher também foi feliz na escolha do casal de protagonistas. Parece que o Oscar por Argo e a carreira sólida como diretor fez com que Ben Affleck (sim, ele mesmo) melhorasse (e muito) o seu trabalho como ator. Ele está ótimo no papel de Nick Dunne, o marido da belíssima Amy Dunne, interpretada magistralmente pela atriz Rosamund Pike (séria candidata ao Oscar 2015 de melhor atriz).

Baseado no romance homônimo de Gillian Flynn (que também assina o roteiro do filme), Garota Exemplar revela os segredos de um casamento aparentemente perfeito. No dia do aniversário de cinco anos de casamento, o jornalista Nick Dunne reporta que sua linda mulher Amy está desaparecida. No desenrolar da investigação e no meio do circo armado pela imprensa, a fachada do casamento começa cair. As mentiras começam a vir à tona, a aparente felicidade é desmascarada e Nick passa a ser considerado o principal suspeito pelo sumiço de Amy.

A grande sacada do roteiro de Garota Exemplar é mostrar os pontos de vista do sumiço. O de Nick, pela investigação do caso, e por Amy, por meio do seu diário, onde ela descreve a sua vida e o comportamento do marido nesses cinco anos de relacionamento. Tudo isso recheado com um humor peculiar e muito bem dosado.

Quem está acostumado com CSI ou qualquer outro tipo de programa sobre perícia criminal vai sacar logo de cara que tem algo estranho no sumiço de Amy. A casa parcialmente virada, um pouco de sangue aqui e um pouco acolá, pistas em lugares estratégicos… Nada parece ser o que realmente é.

O que aconteceu com Amy não é o grande mistério ou a grande revelação do filme. O espectador saberá disso na metade do filme. O ponto crucial de Garota Exemplar é mostrar todos os nuances e os detalhes que resultaram nesse desaparecimento. Ao revelar o caráter e o comportamento dos protagonistas, o longa nos mostra como a beleza é capaz de esconder o que há de pior nas pessoas.