O mês de novembro está repleto de novidades para quem curte história em quadrinhos, principalmente para os fãs de uma das maiores histórias em quadrinhos de todos os tempos, Do Inferno. A HQ escrita por Alan Moore e ilustrada por Eddie Campbell acaba de ganhar uma edição especial de luxo lançada pela editora Veneta e irá se tornar uma série de TV produzida pelo canal FX.
Lançada originalmente em formato de HQ entre os danos de 1989 e 1996, Do Inferno é um trabalho minucioso de pesquisa de Alan Moore sobre a provável história de Jack, O Estripador. Embora trate-se de um trabalho de ficção, pois a identidade do assassino nunca foi descoberta, Moore se baseou em documentos históricos sobre o personagem para contar sua origem.
No Brasil, Do Inferno foi publicado em quatro volumes soltos, pela editora Via Lettera. Nessa edição especial, a obra recebeu um tratamento especial e está sendo lançada em volume único com todas as edições e uma capa especial. O preço sugerido pela editora Veneta é R$94,90.
A história foi levada às telonas em 2001 com Johnny Depp, Heather Graham e Robbie Coltrane no elenco principal, mas não empolgou. Comparado com a história em quadrinhos o filme é pífio e omite muita coisa da pesquisa de Moore. Uma das justificativas para essa falha é que a graphic novel é muito longa e é difícil transportar tudo para o cinema. Talvez esse seja um dos motivos que fez com que Do Inferno tenha sido anunciado como novo seriado da FX.
A história sobre a vida e os crimes do famoso serial killer de Whitechapel (Londres, Inglaterra) será levada para a TV pelas mãos de Don Murphy, que produziu o filme, e agora é o produtor seriado e escrita por David Arata (Children Of Men). A série ainda não tem data de estreia e ainda não tem nenhum nome confirmado no elenco. É esperar para ver se dessa vez a obra de Alan Moore será respeitada.