Do Inferno: HQ ganha especial de luxo e vira série de TV

do_infernoO mês de novembro está repleto de novidades para quem curte história em quadrinhos, principalmente para os fãs de uma das maiores histórias em quadrinhos de todos os tempos, Do Inferno. A HQ escrita por Alan Moore e ilustrada por Eddie Campbell acaba de ganhar uma edição especial de luxo lançada pela editora Veneta e irá se tornar uma série de TV produzida pelo canal FX.

Lançada originalmente em formato de HQ entre os danos de 1989 e 1996, Do Inferno é um trabalho minucioso de pesquisa de Alan Moore sobre a provável história de Jack, O Estripador. Embora trate-se de um trabalho de ficção, pois a identidade do assassino nunca foi descoberta, Moore se baseou em documentos históricos sobre o personagem para contar sua origem.

No Brasil, Do Inferno foi publicado em quatro volumes soltos, pela editora Via Lettera. Nessa edição especial, a obra recebeu um tratamento especial e está sendo lançada em volume único com todas as edições e uma capa especial. O preço sugerido pela editora Veneta é R$94,90.

A história foi levada às telonas em 2001 com Johnny Depp, Heather Graham e Robbie Coltrane no elenco principal, mas não empolgou. Comparado com a história em quadrinhos o filme é pífio e omite muita coisa da pesquisa de Moore. Uma das justificativas para essa falha é que a graphic novel é muito longa e é difícil transportar tudo para o cinema. Talvez esse seja um dos motivos que fez com que Do Inferno tenha sido anunciado como novo seriado da FX.

A história sobre a vida e os crimes do famoso serial killer de Whitechapel (Londres, Inglaterra) será levada para a TV pelas mãos de Don Murphy, que produziu o filme, e agora é o produtor seriado e escrita por David Arata (Children Of Men). A série ainda não tem data de estreia e ainda não tem nenhum nome confirmado no elenco. É esperar para ver se dessa vez a obra de Alan Moore será respeitada.