NERDBITS #5: Feliz dia dos pais!

Para comemorar o dia dos pais, vamos mostrar dois personagens fundamentais em nossa história, Nicola Tesla e Alan Turing, sem suas colaborações, descobertas e esforços, não teríamos as facilidades que temos hoje, e o mundo nerd certamente não seria o que é. Ambos podem ser considerados pais da cultura nerd, junto de outros claro.

Nikola Tesla, importante cientista e inventor do final do século XIX e início do século XX, austríaco nascido na aldeia de Smiljan e mais tarde adquirido a nacionalidade estadunidense, é conhecido com o pai da eletricidade, seus estudos e trabalhos formam a base dos sistemas de corrente alternada (AC). Estudou engenharia elétrica no Politécnico Austríaco em Graz, onde iniciou seus estudos sobre a corrente alternada e frequentou a Universidade Carolina em Praga, abandonando-a após a morte de seu pai, decidiu ir morar em Budapeste, onde trabalhou por 2 anos na Companhia Nacional de Telefones, tornando-se o eletricista-chefe da companhia, depois foi para Paris, onde trabalhou como engenheiro na Continental Edison Company, deixando a empresa após 2 anos para ir morar em Nova Iorque, onde se tornou assistente do cientista Thomas Alva Edison. Vendeu sua patente da corrente alternada para George Westinghouse, que convenceu o governo norte americano a usar ela como padrão para distribuição de energia elétrica.

Viajou pelos Estado Unidos apresentando seus estudos, descobertas e criações como o motor elétrico, a corrente polifásica, ligação em estrela, cominação sem fio – pai do wireless! – controle remoto por rádio, lâmpada fluorescente, bobina de Tesla, entre outras coisinhas. Tesla era um nerd genioso, falava sete idiomas, tinha uma memória fotográfica, e tinha algumas manias, como limpeza, ser obcecado pelo número 3 e por pombos, tinha uma personalidade mais reclusa, não gostava de posar para retratos e era celibatário, também era amante dos animais e se tornou vegetariano durante o final de sua vida.


Nikola Tesla em 1893

Foto do laboratório de Tesla em Colorado Springs, em 1900

 

Alan Mathison Turing, Britânico de Maida Vale, Londres, matemático conhecido como pai da computação, pioneiro e influente no desenvolvimento da ciência da computação, algoritmo e inteligência artificial. Trabalhou como responsável pela Hut 8 para a inteligência britânica, uma seção responsável por analisar e quebrar os códigos criptográficos alemães na segunda guerra mundial. Nessa época, liderou o projeto Colossus, um computador que utilizava símbolos perfurados em fitas de papel, e processava 25 mil caracteres por segundo, projeto foi desenvolvido para quebrar os códigos secretos alemães que eram criados pela máquina de codificação Enigma. Desenvolveu um dos primeiros projetos para um computador, o ACE quando trabalhava no Laboratório Nacional de Física do Reino Unido, depois da segunda guerra mundial.

Projetou a teoria de uma máquina simples com um sistema formal, que poderia realizar cálculos por um procedimento sistemático, conhecida como Máquina de Turing, desenvolveu também um teste para comprovar a inteligência artificial ou não de um computador, conhecida como Teste de Turing. Foi processado criminalmente em 1952 por homossexualismo, ato ilegal no Reino Unido na época, aceitando participar de um tratamento com hormônio feminino levando à castração química, morreu 2 anos depois suicidando-se o comer uma maçã com cianeto.

 

Alan M. Turring