Playstation 4 e Xbox One: A Geração que Começou Perdendo

Playstation 4 ou Xbox one? vai sair na frente aquele que tiver a melhor opção de jogabilidade. Gráficos não serão o ponto forte da próxima geração de games.

ps4_vs_xbox1postAssim como milhões de pessoas no mundo, eu acompanhei o mais próximo possível todas as conferências da Sony e Microsoft, em meados de 2013, dos dois videogames da nova geração. Depois dos anúncios oficiais do Playstation 4 e do Xbox One e muitas polêmicas por questões de distribuição dos jogos, políticas de DRMs, obrigatoriedade de conexão (todas provocadas pelo console da Microsoft, mas que teve uma pequena participação da Sony) e tudo isso ser colocado embaixo do tapete, finalmente poderíamos ter um pouco mais de atenção no mais importante: Os Jogos.

Enquanto eu acompanhava a conferência da Sony eu disse no twitter que “os gráficos não serão o ponto forte da próxima geração de games”, e sim a melhor opção de jogabilidade. O recurso, por exemplo, do touchpad no Dualshock 4 da Sony, o novo Kinect da Microsoft, ou mesmo o GamePad do Wii U, seriam fatores determinantes para definir quem ficaria na frente no mercado, mas nesse caso, exclusivamente dos videogames, pelo simples motivo de, pela primeira vez na história, o PC estar muito à frente da nova geração de consoles.

Em todas as gerações no mundo dos videogames caseiros (o Arcade é um caso à parte), o videogame era referência no quesito “evolução”, seja em gráficos, variedade de jogos e etceteras e com o passar do tempo os computadores ultrapassavam, uma vez que a evolução dos PCs é contínua. Anos depois as empresas lançavam uma nova leva de consoles com uma qualidade gráfica superior e um novo parâmetro era estabilizado… isso até a era Playstation 4 e Xbox One. Essa geração chegou com uma grande expectativa e não fez feio. Mostrou inovações gráficas, novos recursos online, boas ferramentas, parcerias com grandes empresas… mas ficou devendo um pouco, principalmente nos gráficos.

Em apenas um ano ou um pouco mais fica visível a evolução nos gráficos dos jogos e o mercado de games para computador não dormiu no ponto. Desde os videogames passados, novidades como, recursos de MMO entrando em praticamente todos os jogos, evolução do Steam, jogos Free to Play, jogos Indie e, principalmente, uma evolução GIGANTE da parte de Hardware, em todos os sentidos, fez com que os PCs saltassem tão longe que, quando os videogames acordaram e resolveram saltar também, ficaram atrás.

Sony e Microsoft confiaram muito tempo no Playstation 3 e Xbox 360, respectivamente, e lançaram seus novos videogames de forma certa, mas na época errada. Por sua vez a Nintendo tentou um caminho alternativo, lançou o Wii U no tempo certo, mas com uma estratégia errada. Mesmo assim, Sony e Microsoft anunciam que as vendas dos seus consoles vão indo bem. Já a Nintendo tá remando forte pra garantir que este não seja seu último console não portátil. Ainda acredito que o videogame que irá ganhar essa batalha vai ser o mais criativo em termos de jogabilidade, mas eles precisarão investir um pouco mais em hardware se quiserem recuperar o equilíbrio perdido e acompanhar a evolução.

N.E.: Guerra entre gigantes dos games não é nenhuma novidade. Uma das mais famosas, inclusive, vai virar filme: A Batalha entre Nintendo e Sega

Visite nossa loja

Visite nossa loja

Sigam-nos os bons