Playstation: Console da Sony comemora 20 anos de lançamento

Parece que foi ontem que aquele aparelho estranho de vídeo game, com CD no lugar de cartucho, cartão de memória e botões com figuras geométricas ao invés de letras chegou ao mercado de games. Pois é. Há 20 anos a Sony lançava o primeiro Playstation e revolucionava o mercado de games para sempre.

Metal Gear SolidPrimeiro console a atingir a marca de 100 milhões de unidades vendidas, o Playstation foi comendo pelas beiradas. O lançamento inicial foi no Japão e depois de um ano o console começou a ser comercializado nos Estados Unidos e na Europa. Foram necessários nove anos para que o aparelho da Sony atingisse essa incrível marca de vendas e se tornasse o principal vídeo game da época.

Mas não é só de consoles e controles inovadores que fazem de um vídeo game ser o que ele é. Ken Kutaragi, o pai do Playstation, sabia disso e com o apoio de diversos fabricantes de jogos conseguiu um leque variado de games de qualidade, fazendo com que o aparelho chegasse ao topo.

Alguns desses jogos de Playstation se tornaram clássicos do console e permanecem vivos na cabeça de qualquer gamer que viveu aquela época. Como não lembrar de Winning Eleven; Castlevania: Symphony of the Night; Metal Gear Solid; Final Fantasy Tactics; Tony Hawk’s Pro Skater 2; Resident Evil 1 e 2; Twisted Metal 2; Silent Hill; Wipeout XL; Gran Turismo 2; Worms; Tekken 3; Ape Escape; Crash Bandicoot; Tomb Raider II; Street Fighter Alpha 3; Driver; Klonoa; Soul Blade; Tenchu; Need for Speed e Syphon Filter 1 e 2, entre tantos outros?

O caminho foi longo e difícil? Sim. Mas valeu a pena. A Sony investiu pesado nas demais versões do console, foi a primeira a apostar no blu-ray como mídia para jogos e agora com o lançamento do PS4 se consolida de vez no mercado, seguido de perto apenas pelo X Box One, da Microsoft. Mas, apesar da proximidade, dificilmente será superada. Vida longa ao Playstation.