Se o papo que tomou conta das mesas de bar e das redes sociais é o segundo turno das eleições presidenciais no Brasil, que tal aproveitar o momento para assistir algumas das melhores séries políticas da TV? Listamos diversas produções que estão sendo transmitidas e outras que brilharam na televisão em outras épocas para você ficar fera em política nacional e internacional.
Aqui não se aplica a famosa frase “não discuto futebol, religião e política”. Quem puder conferir algumas dessas séries políticas vai acabar gostando do tema e incluir alguns desses seriados nos papos com os amigos. Quer apostar?
24 Horas
Ano: (2001 – 2010 e 2014)
Onde foi exibida: Fox
Não era uma das séries políticas clássicas. O show retrata a vida do agente Jack Bauer (Kiefer Sutherland), funcionário da UCT (Unidade Contra Terrorista). Cada temporada representa um dia, em tempo real, da luta do agente contra o terrorismo e defendendo o presidente dos Estados Unidos de ataques e complôs internos ocorridos no gabinete da presidência.
Homeland
Ano: (2011 – em exibição)
Onde é exibida: FX
Carrie Mathison (Claire Danes) é uma oficial de operações da CIA que acredita que o fuzileiro americano Nicholas Brody (Damian Lewis) resgatado em uma operação contra a Al-Qaeda, se debandou para o lado inimigo e agora é membro da organização islâmica e prepara alguma ação terrorista contra os Estados Unidos. A série acabou de estrear sua terceira temporada e parte para um novo rumo, já que Brody não faz mais parte da história.
House of Cards
Ano: (2013 – em exibição)
Onde é exibida: Netflix
Depois de ter seu prometido cargo de Secretário de Estado entregue a outra pessoa, o deputado Frank Underwood (Kevin Spacey), um impiedoso e ambicioso político, elabora um grande plano para derrubar o presidente dos Estados Unidos, Garrett Walker (Michael Gill), e tomar o seu lugar.
The West Wing
Ano: (1999 – 2006)
Onde foi exibida: Warner
Estrelada por Martin Sheen, que interpretava o presidente dos Estados Unidos, Josiah Bartlet, a série mostrava os acontecimentos na Casa Branca, especificamente na ala Oeste, onde o presidente e seus assessores diretos trabalhavam. Na primeira temporada, The West Wing ganhou nove Emmys, recorde de prêmios de uma produção em uma única temporada. O seriado conquistou o prêmio Emmy de melhor Série Dramática em 2000, 2001, 2002 e 2003, sendo a maior vencedora na história dessa categoria. Em todas as sete temporadas, a série foi indicada a esse prêmio. Em 2006, The West Wing era a 8.ª série com maior número de Emmys ganhos em toda a história do prêmio.
Borgen – The Government
Ano: (2010 – em exibição)
Onde é exibida: Globosat HD
Borgen (também conhecida como The Government) é uma série dinamarquesa que mostra o cotidiano de Birgitte Nyborg (Sidse Babett Knudsen), candidata ao cargo de primeira ministra da Dinamarca pelo partido popular. Ao ser eleita, ela precisa lidar com o jogo político, encarar várias responsabilidades, costurar alianças, evitar crises e lidar com fogo inimigo (e muitas vezes amigo), além de cuidar da sua família, formada pelo marido e um casal de filhos. Uma das melhores séries políticas da atualidade.
Boss
Ano: (2011 – 2012)
Onde foi exibida: TNT
A série mostra a vida do prefeito da cidade de Chicago,Tom Kane (Kelsey Grammer), a partir do momento em que ele é diagnosticado com uma doença degenerativa e descobre que lhe resta poucos anos de vida. Apesar do drama pessoal, Kane não revela a população a sua condição luta para se manter no poder. Apesar da ótima qualidade, Boss foi uma das séries políticas que teve pouco tempo de duração. Apenas duas temporadas.
The Good Wife
Ano: (2009 – em exibição)
Onde é exibida: Universal Channel
Alicia Florrick (Julianna Margulies), é uma dona de casa esposa do promotor Peter Florrick (Chris Noth) que, após se envolver em um escândalo sexual acaba preso. Tendo dois filhos para sustentar, Alicia retorna ao seu antigo trabalho de advogada. Atualmente na sexta temporada, com Alicia sendo uma advogada de sucesso e seu marido Governador, The Good Wife está num patamar acima das outras séries políticas principalmente por causa do seu enredo, roteiro impecável e elenco excepcional.
Veep
Ano: (2012 – em exibição)
Onde é exibida: HBO
A série mostra a vida da vice-presidente dos Estados Unidos, Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus), que apesar da popularidade sofrer com altos e baixos, pretende se manter no mesmo cargo, integrando a chapa que concorrerá à reeleição. Uma das poucas séries políticas cômicas de sucesso. Imperdível.
The Kennedys
Ano: (2011)
Onde foi exibida: A&E, History e Biography
Minissérie de oito episódios que conta a história da família Kennedy com seus triunfos e tragédias pela qual passaram no decorrer das décadas. Dirigida por Jon Cassar, produzida por Joel Surnow, era estrelada por Greg Kinnear (John F. Kennedy), Katie Holmes (Jacqueline Kennedy Onassis), Barry Pepper (Robert “Bobby” F. Kennedy) e Tom Wilkinson (Joseph P. Kennedy).
Anos Rebeldes
Ano: (1992)
Onde foi exibida: TV Globo
Minissérie de 20 capítulos que tinha como foco principal a luta da juventude brasileira contra a ditadura militar que se instalou no país nos anos 60. A trama era centralizada no casal Maria Lúcia (Malu Mader), uma jovem individualista, traumatizada com a história do pai, Orlando Damasceno (Geraldo Del Rey), um jornalista membro do Partido Comunista, que sempre colocou seus ideais acima da realização pessoal e João Alfredo (Cássio Gabus Mendes), um idealista com o mesmo perfil de Orlando, mas que fica dividido entre o relacionamento afetivo e a militância política. Uma das séries políticas que deveria ser assistida nesse momento político que o Brasil atravessa.
Agosto
Ano: (1993)
Onde foi exibida: TV Globo
Minissérie de 16 capítulos que se passava no Rio de Janeiro de 1954, durante crise da Era Vargas. A história começa com o assassinato do empresário Paulo Gomes de Aguiar (Paulo Fernando), no início de agosto, relacionado a negociatas que envolvem uma empresa de importação e exportação fundada pela vítima. O comissário de polícia Alberto Mattos (José Mayer) assume a investigação do caso. Sua postura honesta na delegacia em que trabalha, um local fortemente entregue à corrupção, não é bem vista pelos colegas. Idealista, Mattos é um homem com capacidade de não se desviar de seus ideais. Uma das séries políticas que apresenta outro momento importante da história brasileira.
JK
Ano: (2006)
Onde foi exibida: TV Globo
Estrelada pelo saudoso José Wilker, a minissérie teve 47 episódios e foi dividida em duas fases, mostrando a vida de Juscelino Kubitschek – o presidente que prometeu fazer com que o Brasil avançasse 50 anos em 5 – desde a sua infância até a sua chegada e atuação no cargo mais alto e mais importante do país.
Brado Retumbante
Ano: (2012)
Onde foi exibida: TV Globo
Minissérie em oito capítulos que conta a história do advogado e deputado Paulo Ventura (Domingos Montagner) que está descontente com a vida pública. Em uma articulação política, ele se torna presidente da Câmara dos Deputados para ser usado como fantoche pelo Senado. Mas os planos viram de ponta cabeça após um acidente matar o presidente e o vice. Com isso, Ventura assume a presidência do país e a enfrenta uma série de escândalos.